universidadeO  jornal Il Sole 24 Ore acaba de divulgar a lista das melhores universidades italianas 2014. Para você que estava pensando em estudar na Itália, mas não ainda não sabe direito para onde ir…

Vale lembrar que esta lista é atualizada anualmente e que o Il Sole 24 Ore é o principal jornal econômico da Itália, ou seja, o resultado divulgado pode influenciar as empresas na hora de selecionar os recém formados para o mercado de trabalho.

As 10 melhores universidades públicas da Itália (ranking geral)

  1. Verona
  2. Trento
  3. Politecnico di Milano
  4. Bologna
  5. Padova
  6. Politecnica delle Marche
  7. Venezia Ca’ Foscari
  8. Milano Bicocca
  9. Siena
  10. Politecnico di Torino

Para quem estava pensando em estudar na Toscana: apenas Siena ficou entre as 10 melhores; Florença pegou 17º posição e Pisa ficou em 24º lugar.

Se você tiver um tempinho, vai lá no site do Il Sole 24 e fuça um pouco mais. Você pode selecionar os resultados de acordo com seus interesses. Por exemplo: as melhores universidades de acordo com a taxa de ocupação dos recém formados, de acordo com as bolsas de estudo… Boa diversão!

18 COMENTÁRIOS

  1. OI BÁRBARA?

    VOCÊ SABE ME DIZER SE PARA QUEM TEM CIDADANIA ITALIANA É POSSÍVEL CURSAR NAS UNIVERSIDADES GRATUITAMENTE?

  2. oi Barbara. minha familia tem a cidadania, e meu filho esta seriamente pensando em estudar medicina na italia. poderia dar informaçoes sobre se as faculdades sao privadas ou publicas, como seria a forma de acesso, etc?
    tambem sou m,edico, e uma ideia tem crescido na minha cabeça – fazer a revalidaçao do diploma ai na italia. a grama do vizinho é sempre mais verde, neh? mas o brasil tem me cansado.

  3. Não posso dar informações específicas, André, mas sei que a área de saúde é sempre muito bem vinda na Itália. Quanto à formação, é preciso fazer uma espécie de vestibular, sim. Você precisa se informar nas universidades. Dá para saber muita coisa pela Internet.

    Abraço

  4. Fiz curso superior em enfermagem no Brasil .Meu diploma vale na Itália ?? ou preciso estudar um pouco mais ??/

    Abraços .

  5. Ola Barbara,

    Sou formado em ciencias farmaceutica said por uma universidade na Irlanda, onde estudei todo meu degree la.
    Quero estudar medicina na Italia. Tenho estado em contato co a universitat di Pavia. Eles tem mum programa totalmente em ingles e EU NAO teria dificuldade em me adorar pois Ja fiz uma faculdade em um pais de lingua inglesa. Sei Ja dos testes quem tenho que fazer e como proceder com o processo de admission pois for am bem transparentes quando entre I em contato com eles. Minhaergunta e a seguinte: e possivel trabalhar na Italia , mesmo que por um periods minimo para custear as despesas enquanto na universidade? E possivel depois de formado pleitear um visto de trabalho na area medica ai mesmo? A immigracao pra esse profissional e mais facil depois que se formou na Italia? Fico em aguardo das sua said dicas. Atualmente estou no brasil

  6. Oi, Barbara!!!
    Parabéns pelo trabalho!!! sua atitude muito nos ajuda!!
    eu tenho uma dúvida…talvez vc possa me dar uma luz…já fui ao Consulado italiano no Rj (onde moro), mas ainda estou meio perdida. Não sei falar italiano e gostaria de aprender a língua por lá, mais especificamente em Milão (onde meu namorado, q é italiano, mora). Pretendo fazer um curso extensivo, de duração de um ano. Vc, por acaso, sabe se eu já tenho q sair com o visto daqui do Brasil ou faço por lá? No consulado, eles me aconselharam não fazer curso de italiano, mas sim um curso na minha área (sou Assistente Social). Mas como vou fazer se não entendo bem a língua? primeiro preciso aprender a língua rs
    De qqr forma, já agradeço sua atenção!!
    um grande abraço 🙂

  7. Oi Pâmela, tudo bem?
    Você já deve sair com o visto do Brasil, antes de embarcar.
    O que falaram no Consulado para você faz sentido se você tiver interesse em, no futuro, trabalhar na Itália. Os diplomas brasileiros praticamente não tem valor para os italianos, então se você tiver feito um curso universitário, uma pós ou simplesmente um curso tecnico na Italia o seu curriculo terá um outro valor. As universidades italianas em geral oferecem tambem cursos de lingua para estrangeiros a valores bem irrisorios, e você poderia fazer contemporaneamente o curso de lingua e o curso de especialização. Alem disso, estao acostumados com estrangeiros ja que existe um programa Erasmus onde estudantes de toda Europa vem estudar na Italia (e vice-versa). Comece a dar uma olhada nos sites das universidades publicas italianas, de repente pode ser uma opção interessante para te abrir portas no futuro. Obviamente tudo depende dos seus planos para o futuro. Boa sorte!

  8. Bárbara!!! Obrigada pela atenção e carinho na resposta!!! Iluminou minha mente. Vou seguir suas dicas, até pq no futuro tenho interesse em trabalhar e ficar por lá!
    Um grande abraço e que toda essa sua ajuda possa se reverter em coisas muito boas para sua vida! 🙂

  9. Olá Bárbara
    Eu, esposo e suas filhas temos interesse em morar na Itália. …Temos a cidadania.
    Qdo aos estudos das crianças, acho q não teremos problemas…gostaria de saber como é o mercado de trabalho, montar um negócio, que tipo e negócio é bom aí?
    E qdo a moradia, para comprar um imóvel?

  10. Montar um negócio na Itália não é a coisa mais fácil do mundo porque você vai chegar aqui sem conhecer exatamente como as coisas funcionam e eu não me refiro exclusivamente à parte burocrática, já que um bom contador (commercialista) pode te ajudar. É perceber mesmo o que tem mercado… isso varia de cidade para cidade, depende da sua experiência, da sua rede de contatos. Sugiro que pesquise cursos que incentivam o empreendedorismo na Italia, em Florença por exemplo recomendo os eventos e consultoria do Vivaio Intraprendenza http://www.vivaiointraprendenza.it/. Boa sorte! Barbara

  11. Oi Barbara, tudo bem?

    Gostaria de estar cursando arquitetura na Italia, gostaria de saber como funciona para entrar nas universidades italianas? Se é por meio de prova como no Brasil, ou se é como os EUA, 50% prova e o outro 50% é historio escolar.
    Na Italia é muito dificil de se viver, conta residencial, gastos diarios com alimentações e transporte?

    Obrigada.

  12. Ola Barbara.
    Como vai ?
    Acompanho ha alguns meses o blog e participo.
    Estou pensando em terminar meus estudos aqui.
    No momento do intercambio, parei no 5o periodo de Pp ( publicidade e propaganda ) em sc no brasil.
    Aqui estou na univercidade de salerno.
    Voce acha melhor eu voltar pra completar estes 5 a 8o periodo no br ou
    Continuar aqui ? Hehehe pergunta difucil ne ? Sua opiniao, visto que li que a formacao no br vc diz que nao é considerada. Ainda ta assim ?

    Bjux Artur.

  13. Olá Bárbara,
    Achei fantástica tua iniciativa de criar o site para compartilhar tuas experiências e ajudar as outras pessoas que tem dúvidas em certas coisas.
    Gostaria de uma informação, estou prestes a me formar em Arquitetura e Urbanismo, e pretendo fazer um mestrado ai na Itália em restauração, porém estou a algum tempo procurando informações e só encontro o básico. Gostaria de saber quais as melhores universidades nessa área e como fazer para poder estudar regularmente ai, mas tá bem complicado arrumar estas informações. Desde já, Obrigado e Parabéns pelo site.

  14. Olá Barbara,
    tenho uma familia de 4, eu, marido e 2 filhos de 18 e 6. vou pedir minha cidadania assim que chegar na Itália(Milao), gostaria de saber o que vc acha, se consigo facil um emprego de cabelereira em Milao? Tenho um irmao já com cidadania morando em Milao acho que va ser uma ajuda e tanto, mais pela sua experiencia vc me indicaria fazer algum curso q sobresai mais facil em milao, tipo maos de obra por exemplo, o que tem mais deficiencia ou falta por milao? obrigada e parabens pelo site, nos ajuda com muitas informaçoes.

  15. Olá Pessoal, eu e meu marido somos arquitetos e temos a pretenção de passar um periodo morando na itália. Gostariamos de fazer algum curso relacionado na área e tentar uma colocação no mercado na nossa área. Alguem tem alguma sugestão por onde podemos começar? :s

Comments are closed.