Como é trabalhar no Brasil

    8

    Muita gente vem aqui no TRABALHO NA ITALIA para saber como é trabalhar na Italia, como são os salários, ou simplesmente para pedir emprego. Hoje, fuçando na internet, encontrei um artigo muito interessante escrito por uma americana que mora no Brasil. Meredith mora em Brasília com o seu marido brasileiro e o seu gato americano, está grávida e tem uma vida muito feliz.

    Ela escreve:

    But for me, working in Brazil means that I also earn more money. (Maybe I should mention that I live in a VERY expensive city, but still). I do work 20 more days a year (I think) but so far it doesn’t seem like it. If a holiday falls on a Wednesday then we don’t work that day. If a holiday falls on a Tuesday then we don’t work that day or the day before. I do have to work some Saturdays, but we’re paid for them. If I need to go to the doctor then I go and I don’t pay because my insurance does. I also am excused with a doctor’s note.

    (Mas para mim, trabalhar no Brasil significa que eu ganho mais dinheiro. (Talvez eu devesse mencionar que eu moro em uma cidade CARÍSSIMA, mas mesmo assim). Eu trabalho 20 dias a mais por ano (eu acho), mas não parece. Se um feriado cai na quarta-feira, nós não trabalhamos nesse dia. Se um feriado cai na terça, então a gente não trabalha neste dia e no dia anterior. Eu vou trabalhar alguns sábados, mas eu sou paga por eles. Se eu precisar ir ao médico, eu vou e eu não pago porque o meu seguro paga. E eu também tenho a permissão com uma certidão médica.)

     

    Foi um artigo surpreendentemente positivo sobre o estilo de vida de uma professora americana no Brasil.

    Leia mais no blog dela: Meredith’s in Brazil

    Será que a gente precisa ir tão longe para ser feliz? Não basta sair de férias para matar a vontade de conhecer o mundo e viajar bastante?

    Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora na Toscana desde março 2005. Foi para Florença em busca das suas origens italianas e em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Em 2010 foi a responsável pelo blog oficial da Região Toscana escrito em inglês (http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany) e atualmente trabalha com comunicação digital e tradicional (www.barbarabueno.com). Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo.

    8 COMENTÁRIOS

    1. Não sei em Brasila, mas aqui em Sampa as coisas não estão tão fáceis. Há muita reportagem dizendo q estão sobrando oportunidades de trabalho no Brasil mas tenho visto uma realidade bem diferente.

      Eu tenho uma vida boa, não posso reclamar, tenho um bom salário, trabalho de segunda a sexta, carteira assinada, apto próprio, bom plano de saúde… mas como trabalho numa empresa pequena e não há meios de progredir aqui, nem na carreira, nem no conhecimento, resolvi buscar novas oportunidades. Me deparei sim com muitas vagas, mas pedem mil qualificações e oferecem um salário de 1500 reais, qdo muito. E olha q tenho faculdade, pós-graduação, cursos de atualização e 20 anos de experiência na área, só me falta o inglês fluente.

      Tenho amigos de diversas áreas que estão se deparando com o mesmo problema: os salários q oferecem são ridículos. O namorado de outra amiga faz faculdade de adm, tem um bom currículo e está desempregado há quase 1 ano. Essa é a realidade q eu vejo.

      E não sou só eu, saiu na veja uma matéria a respeito dessa “sobra de vagas”, dá uma lida nos comentários no final da matéria:
      http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/faltam-profissionais-e-sobram-oportunidades-em-ti

    2. Oi Rosana, tudo bem?
      Acabei de dar uma olhada nos links que você mandou e achei muito interessante a discussão do blog ceviu. Aqui na Italia o fenômeno é muito parecido: as empresas esperam o máximo dos candidatos, mas não estão dispostas a abrir a carteira. Aí fica difícil. Chega um determinado momento que você pensa: se é para ganhar só isso, vou trabalhar sozinha.

      Todas as empresas pedem que você dê o máximo, mas se quando você dá o máximo não tem um benefício a mais, e a única vantagem de viver em estado de stress constante (afinal, o máximo geralmente provoca um desgaste maior no “motor”, não é isso?) é poder agradecer pelo fato de estar trabalhando… bem, para mim isso significa que está na hora de encontrar um plano B. :) E é exatamente o que estou fazendo no momento. No fim das contas, a gente sabe quando uma situação não vai bem e a gente não precisa se acontentar com ela porque a vida mostra que existe sempre um jeitinho para viver a vida que sonhamos. Basta acreditar e dar o primeiro passo. E lá estou eu dando novos primeiros passos de novo… Espero que dê tudo certo para você também! Aliás, não espero, porque sei que vai dar. beijos Babi

    3. Pois é Babi, é por isso q estou pensando seriamente em desistir da TI. Qualquer curso nessa área não sai por menos de 3 mil reais, uma certificação custa em média 15 mil reais, e não valem de nada se vc não tem experiência. Está complicado.
      Por isso é q estou pensando seriamente em mudar de área, e os amigos que costumam almoçar na minha casa insistem pra que eu invista na gastronomia, sempre gostei de cozinhar, de repente levo jeito pra coisa rsrsrs.
      Sei lá, a mente ainda está borbulhando de idéias e incertezas, estou fazendo um curso rápido de gastronomia pra ver se é isso mesmo… vamos ver no q vai dar ;)

    4. Bem, se você resolver investir em gastronomia e levar jeito pra coisa, pode vir fazer um training aqui na Italia. É o lugar perfeito. :) Talvez você tenha razão, o segmento do turismo está sempre em crescimento, especialmente no Brasil dos próximos anos com Copa e Olimpíadas… Aqui na Italia, um profissional competente facilmente arruma bons contratos de trabalho. Já no segmento da comunicação as coisas são muito mais precárias…

    5. Olá, queria muito trabalhar na italia tenho cursos de cabeleireira e esteticista queria saber como esta o mercado na italia em relaçao a essas duas profissões? obrigada

    6. Boa noite a todas, bom eu não sei por onde começar mais queria ver se alguém me ajudava aqui.
      Sou de Natal – Rn, vivo em Portugal a um ano e meio, no momento estou com minha tia, mais a mesma esta regressando ao brasil em janeiro. Ja estou legalizada com título provisorio aqui em Portugal, mais estou pensando em ir pra Itália, não tenho fluência em Italiano, mais acredito que uns meses de convivência ajude isso, falo um pouco de inglês e tenho escrita razoável também. Conseguir trabalho? Esta muito difícil? Agora em Dezembro tenho férias e andei pensando na possibilidade de passar pelo menos duas semanas por la. Por favor, alguém me ajuda em alguma coisa? Como devo proceder? Estou mesmo aflita, pois aqui so tenho minha tia e ela esta voltando pro brasil e sinceramente … toda a gente diz que o brasil esta bom, esta melhorando. Mais la na minha casa em Natal, meus pais e meus irmãos estao desempregados e não é por eles não procurarem, pois estão sempre em busca. Então bem ou mal eu preferia continuar lutando por aqui pra ver se consigo um dia não muito longe um futuro melhor. Obrigada

    7. OI GOSTARIA DE DEIXAR UMA COLOCAÇÃO QUE PENSO SER UTILISSIMA PARA TODAS AS PESSOAS QUE ESTÃO MORANDO FORA DO BRASIL E ESTÃO ILUDIDAS COM AS FALSAS PROPAGANDAS A RESPEITO DO BRASIL. MAIS DO QUE NUNCA OS BRASILEIROS MORREM DE FOME, COM TAXAS INUMERAS E ALTÍSSIMAS, ESTAMOS CADA VEZ MAIS SEM OPORTUNIDADES POR AQUI, POIS O BRASIL ESTA RICO SIM, MAS É O ESTADO, PQ O POVO PERMANECE NA POBREZA, E SEM OPORTUNIDADES, E AGORA PIOR QUE TUDO A DEMAGOGIA É TANTA QUE RESOLVERAM FAZER TODO TIPO DE PROPAGANDA PRA O MUNDO INTEIRO, QUE BRASIL É O PAIS DAS OPORTUNIDADES, PORÉM ISSO SO É REALIDADE PARA OS ESTRANGEIROS QUE VEM AQUI PRA OCUPAR OS CARGOS NAS EMPREZAS QUE EXIGEM MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, MUITA DAS VEZES POR CURSOS QUE ELES TEM NO EXTERIOR, QUE AQUI NO BRASIL JAMAIS OUVIMOS FALAR EM TAIS PROFISSÕES, POR ISSO , POR ESSA FALTA DE INVESTIMENTO DO GOVERNO BRASILEIRO NOS ESTUDOS DA NOSSA GENTE, ESTAMOS VENDO, A BANDA TOCAR E PASSA RESTANDO APENAS PRA NÓS BRASILEIROS DESSA PATRIA MÃE GENTIL (GENTILISSIMA RSRSRS) O DEVER DE LIMPAR O SOLO DESSA NOSSA PATRIA AMADA. INFELIZMENTE!!!!!

    Responder