Enquanto a Italia está na maior pindaíba (uma crise daquelas), no Brasil o dinheiro começa a circular, inclusive graças aos mega eventos que vem aí como a Copa do Mundo de 2014  e as Olímpiadas de 2016.Recebo frequentemente notícias da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo no Brasil, neste comunicado por exemplo, vocês podem ver que o governo brasileiro está investindo na qualificação dos profissionais do setor do turismo para prepará-los para receber pessoas com deficiência durante os eventos esportivos dos próximos anos.  Confiram:

São Paulo (SP) – Uma simples atitude pode fazer toda a diferença. Profissionais das áreas de hospedagem, alimentação, transporte, receptivo, lazer e entretenimento serão qualificados para atender pessoas com deficiência tendo em vista a Copa do Mundo FIFA 2014, os Jogos Olímpicos e os Paraolímpicos de 2016.  A ação faz parte do Bem Receber no Turismo Acessível lançado, nesta quinta-feira (14/07), durante o 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, no Anhembi, em São Paulo (SP).

“Pessoas com deficiência com certeza nos visitarão durante os eventos esportivos e queremos atender com excelência esses turistas”, ressaltou o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins. O curso é uma parceria do Ministério do Turismo e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para todo o país, serão oferecidas três mil vagas em cursos à distância.

O curso contemplará também pessoas com deficiência interessadas em atuar no mercado do turismo. O objetivo é sensibilizar, além dos profissionais do setor, os empregadores no cumprimento da legislação, que prevê reserva de vagas no mercado. A Fapeu produzirá materiais adaptados para as pessoas com deficiência que se interessarem em fazer o curso.

“A nós, cabe muito pouco: dar condições para essas pessoas se superarem e desenvolverem suas atividades”, destacou Martins. O deficiente visual, Marcelo Panico, enfatizou, durante o lançamento, a importância do trabalho conjunto para “quebra de barreiras, principalmente, as que dizem respeito às atitudes”.

No ato da inscrição, o aluno indicará se a deficiência é motora, visual ou outra. Quem tiver interesse em participar, pode realizar a pré-inscrição, no estande do Bem Receber Copa do 6° Salão do Turismo ou pelo endereço www.turismo.gov.br/ead . Somente no primeiro dia, 360 pessoas realizaram a pré-inscrição no estande do Salão.

2 COMENTÁRIOS

  1. ola meu nome é Andressa Santos Silva, tenho 23 anos. sou profissional na area da beleza e estetica.(cabelos,unhas,limpeza de pele, massagem facial),Baby citer, Limpeza, Cozinheira.
    Meu esposo se chama Fabiano Freitas Borges, tem 27 anos. É Proffisional nas areas de Motorista particular, Moto boy,Segurança, Caseiro,Mestre Capoeira.

  2. brasileiro procura ola meu nome é Andressa Santos Silva, tenho 23 anos. sou profissional na area da beleza e estetica.(cabelos,unhas,limpeza de pele, massagem facial),Baby citer, Limpeza, Cozinheira.
    Meu esposo se chama Fabiano Freitas Borges, tem 27 anos. É Proffisional nas areas de Motorista particular, Moto boy,Segurança, Caseiro,Mestre Capoeira.

Comments are closed.