Se existe uma pergunta que não fica fora de uma entrevista de emprego aqui na Italia é “Por que nós devemos escolher você?”. Você pode pensar que se trata simplesmente de uma questão banal, colocada lá no meio entre tantas outras. Mas aí é que está o engano: saber responder essa pergunta é fundamental e quem se sai bem na resposta pode superar outros candidatos, mesmo que tenha um currículo mais fraco. Exatamente: não importa que você tenha menos experiência que os outros candidatos, ou que seus títulos de estudo sejam menos impressionantes que o dos outros. Você simplesmente tem que se sair bem nesta resposta.

A verdade é que o currículo é importante, óbvio, mas se você chegou até a entrevista é porque já passou essa primeira seleção. Em outras palavras: você já tem os requisitos básicos que a empresa procurava e a entrevista serve exatamente para escolher qual entre os candidatos com requisitos básicos será a melhor escolha para a vaga.

Como responder na entrevista de trabalho

Para responder a essa pergunta é necessário refletir sobre o que uma empresa espera de seus funcionários. O sonho de qualquer empregador é encontrar pessoas com vontade de trabalhar, dispostas a aprender e superar eventuais fragilidades (todos nós temos pontos fracos, o importante é não se deixar abater por eles).

A arrogância é vista de forma negativa durante uma entrevista, mas isso não significa que você deve se desmerecer. Seja humilde, mas valorize suas qualidades. É uma diferença muito sutil.

Também é importante a segurança na hora de falar. Não se preocupe se o seu italiano é perfeito, se você vai saber colocar em prática todas as regras gramaticais que aprendeu nos últimos meses. O importante falar com confiança, mostrar que acredita realmente no que você está falando.

Se você está inseguro, antes de ir para a entrevista experimente responder a pergunta na frente do espelho ou de um amigo/a italiano. Se quiser, comece já. Conta pra gente: “por que nós devemos escolher você?”

 

21 COMENTÁRIOS

  1. OLÁ! SOU ENFERMEIRO GRADUADO COM EXPERIÊNCIA TENHO 28 ANOS E TENHO MUITA VONTADE DE TRABALHARNA ITÁLIA, SOU SOLTEIRO MORO EM FORTALEZA-CE BRASIL. MEU FONE É 85 88743419 FICAREI AGUARDANDO ALGUM RETORNO.

  2. vcs devem mim contrar por que sou bahiana gosto de trabalhar sou alegre carismatica e o salario e melhor preciso de um futurto de verdade por favor mim contrate tenho passaport (81)99003739-85919235 entre em contato comigo falo casteliano obrigago vivian

  3. gostaria que mim desse essa oportunidade ai seique posso ter um futuro aqui em salvador bahia jamas terei essa melhora de vida mim ligue mim contrate posso trabalhar em quel quer area tel:(81)99003739-85919235 obrigado tenho documentos todos em dias inclusive passaport atecedentes limpo,e disponibilidade para viajar qual quer hora e qualquer dia espero anciosa falo casteliano.vivian

  4. Sou agregadora, gosto de lidar com pessoas e ideias, aprendo com meus erros e com os erros dos outros. Gosto de trabalhar em equipe e faço bem trabalho solitário. Gosto da soma que o novo e o antigo apresentam. Adapto-me com muito facilidade e velocidade. Estou sempre pronta para um novo projeto e me envolvo com profundidade até o seu término. Organizo todo o tipo de material. Trabalho é diversão. Vocês precisam de mim só que ainda não sabem. Até breve!

  5. Otima apresentação. Se tivesse uma vaga aberta te chamava para fazer uma prova. rs! 🙂
    Você já se inscreveu no site? Não encontrei o seu perfil..
    abs
    Barbara

  6. Olá.

    Procuro emprego na Itália, em qualquer área. Tenho ótima aparência, ótima expressão verbal, disposição para trabalhar em qualquer horário, todos os dias da semana e quantas horas diárias forem necessárias. Apesar de não conhecer bem o idioma, tenho muita facilidade em aprender rápidamente tudo o que me é imposto. Tenho experiência de 10 anos em restaurante, passando pelos cargos de copeiro, auxiliar de escritório, auxiliar administrativo, gerente administrativo até meu último cargo de gerente geral. Trabalhei como gerente de logística em uma transportadora e promotor de vendas em uma empresa de telefonia celular.

    Tenho muita vontade de ir morar na Itália, mais precisamente em Milão, onde as oportunidades de emprego são muito boas em todas as áreas.

    Se houver alguma oportunidade, ficarei feliz em poder participar do processo seletivo e mais feliz ainda em ocupar a vaga.

    Se necessário, enviarei meu currículo caso solicitado.

    Contatos:

    e-mail: [email protected]
    Telefone: +55 (61) 8163-0714

    Aguardo contatos

    Atenciosamente,

    Magno Cavalcante

  7. Gente me desculpem, mas escrever errado assim como a Vivian, não vai achar muito facil emprego mesmo. O “mim” nao é pronome. No caso você teria que escrever “me” contar uma coisa. Os Italianos prezam muito uma boa gramatica tambem. Um abraÇo.

  8. ola sou brasileira tenho 46 anos preciso trabalhar ja estou na italia tenho documento gosto de cuidar de crianças e idosos tambem de ajudante de cozinha meu telefone

  9. preciso trabalhar gosto de cuidar de crianças e idosos e tambem ajudante de cozinha obrigada

  10. Prezados,

    Sou estudante de direito, tenho 21 anos e resido atualmente em Belo Horizonte/MG. Pretendo, a princípio, morar na Itália durante cerca 6 meses, podendo ser prorrogado, dependendo das circunstâncias. Comprarei minha passagem para meados de outubro de 2011.
    Tenho como objetivo principal requerer a cidadania italiana, pois tenho direto a ela, tendo, inclusive, diversos parentes, como tias e primos, que já conseguiram pelo consulado italiano aqui no Brasil.

    Estou disposto a procurar qualquer tipo de trabalho, ressalvadas as restrições óbvias. Restrições essas que também seriam as da maioria das pessoas em situação semelhante. Em outras palavras, trabalharia tranquilamente como cozinheiro, lavador de pratos, vendedor, dentre outros. Vale dizer, não falo italiano.

    Quem puder me ajudar, seja como for, desde dicas com moradia, oportunidade de emprego, dicas sobre a cidadania e quaisquer outras informações, serão bem-vindas.

    Meu email e msn é [email protected]. Já meu facebook é o seguinte link: http://www.facebook.com/profile.php?id=852184385

    Muito obrigado desde já,
    Ricardo Freire. 13-9-2011

  11. Meu maior sonho é trabalhar na Itália. Sou brasileira, não tenho filhos, sou divorciada, tenho disponibilidade para viajar. Tenho muita força de vontade, sou
    muito educada, boa apresentação, falo italiano e inglês (básico), gosto muito de
    trabalhar, sou muito esforçada , dedicada e humilde. Estou disposta a enfrentar novos desafios em outro país, gostaria de aprender novas culturas e me aperfeiçoar. Posso cuidar de idosos, criança, fazer manicure, etc.

  12. Por que eu sou “dura na queda”, sou uma pessoa forte e vou continuar lutando, sempre!
    Boa noite a todas, bom eu não sei por onde começar mais queria ver se alguém me ajudava aqui.
    Sou de Natal – Rn, vivo em Portugal a um ano e meio, no momento estou com minha tia, mais a mesma esta regressando ao brasil em janeiro. Ja estou legalizada com título provisorio aqui em Portugal, mais estou pensando em ir pra Itália, não tenho fluência em Italiano, mais acredito que uns meses de convivência ajude isso, falo um pouco de inglês e tenho escrita razoável também. Conseguir trabalho? Esta muito difícil? Agora em Dezembro tenho férias e andei pensando na possibilidade de passar pelo menos duas semanas por la. Por favor, alguém me ajuda em alguma coisa? Como devo proceder? Estou mesmo aflita, pois aqui so tenho minha tia e ela esta voltando pro brasil e sinceramente … toda a gente diz que o brasil esta bom, esta melhorando. Mais la na minha casa em Natal, meus pais e meus irmãos estao desempregados e não é por eles não procurarem, pois estão sempre em busca. Então bem ou mal eu preferia continuar lutando por aqui pra ver se consigo um dia não muito longe um futuro melhor. Obrigada

  13. Boa noite!

    Devo ser escolhida porque tenho interesse, responsabilidade e comprometimento com a empresa, aprendo fácil e tenho bom relacionamento com clientes e colegas de trabalho.
    Sou a pessoa ideal para integrar a sua equipe!

  14. Complimenti
    Mi chiamo Irenildes,sono una persona decisa,ho bisogno di imparare ,conoscere e crescere professionalmente.Ho anche esperienza nel trattare con le persone di essere in grado di prendere decisione ,creare strategie di disciplina e responsabilità mostrano i risultati
    grazie

  15. Sou extremamente determinada gosto de trabalho em equipe , fluir ideias, conceituar opiniões ,agregar valores a sua organização ,ser o diferencial que a sua empresa precisa , trabalhar sob pressão e com metas pré- estabelecidas.Quero crescer junto com sua empresa procurando sempre dar o melhor em tudo o que faço seja qual for o tipo de serviço.Obrigada pela atenção caso tenham algum de feedback podem deixá-lo abaixo.

  16. Olá meu nome é Luciana. Busco trabalho na italia no ramo de vendedora ou barista sei falar italiano fluente e um pouco siciliano entendo español também. Moro recentemente no Piauí. obs o Italiano eu leio escrevo e falo tenho 35 anos sou responsável e disponível para viajar.

  17. Olá chamo-me lindalva! Sou costureira! Confeccionar todo tipo de roupas! Sei corte industrial! Sei fazer modelagem de tamanhos! Gostaria muito arranjar um trabalho na Itália meu namorado é italiano mora em Cagliari! Sou brasileira! Gostaria muito de estar casada com ele e trabalhando! Obrigada beijinhos

  18. Preciso trabalhar com vendas ou recepção meu nome é Marlon 30 anos moro em salvador Bahia .disponibilidade total.

Comments are closed.