A Toscana fará uma lei regional que obrigará as empresas a pagar seus estagiários. A notícia foi anunciada ontem pelo presidente da Região Toscana, Enrico Rossi. A iniciativa faz parte do projeto “GiovaniSì” que inicia com uma novidade única em toda Italia (sim, ao contrário do que muita gente imagina fazer estágio grátis é a coisa mais normal do mundo na Italia).

Enquanto a lei não fica pronta, os jovens “tirocinanti” receberão 400 euros de retribuição: 200 garantidos pela Região e outros 200 (como mínimo) da empresa que recebe o jovem.

Como participar

Para participar é preciso apresentar uma “domanda” (pedido) a partir do dia 1° de julho: os estágios serão retribuídos a partir do dia 1° de setembro. A iniciativa é válida para jovens entre 18 e 30 anos e o estágio deve acontecer em uma empresa. A região separou 30 milhões de euros em três anos: são 10 milhões por ano (mas o valor pode aumentar) que cobrirá 50 mil meses de estágio.  Espera-se ajudar 8 mil jovens com este novo projeto.

Na Toscana os jovens “tirocinanti” são 15 mil, dos quais apenas 3 mil recebem algum tipo de reembolso. Se as empresas decidirem assumir o jovem ao fim do estágio com um contrato a tempo “indeterminato”, a Região dará outros incentivos fiscais no valor de 8 mil euros.

“Os jovens toscanos tem direito a nossa atenção porque são a nossa esperança para o futuro” – disse Rossi. O presidente da Região Toscana comentou ainda: “É justo que também em Italia os jovens possam ganhar pelo menos 400 euros ao mês em uma atividade de estágio. É uma questão de cidadania. Tem uma inteira geração que corre o risco de ser excluída.”

Mais Informações:

Site oficial: www.giovanisi.it

Tel. 800.098719 (seg.- sex. das 9.30 às 16)

Info: [email protected]

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde gostaria de saber como me inscrever pra esse programa de estágio,na Italia.

    Obrigada,Karina.

Comments are closed.