Você votou ou justificou nas últimas eleições presidenciais no Brasil? Ou simplesmente não tem idéia de quando foram as últimas eleições para presidente? Seja qual for o seu caso, o Tribunal Superior Eleitoral dá a possibilidade de consultar a sua situação eleitoral (você pode realizar a consulta apenas com seu nome completo e data de nascimento ou com o número do seu título de eleitor).

certidao_eleitoral

Lembrando que os brasileiros residentes no exterior são obrigados a votar (ou justificar) apenas se maiores de 18 anos e menores de 70. A votação é facultativa para quem tem entre 16 e 18, para maiores de 70 e analfabetos.

Como funciona para o eleitor no Exterior

Se você transferiu o seu título de eleitor para uma zona eleitoral no exterior (zona ZZ), você só é obrigado a votar nas eleições para presidente e vice-presidente do Brasil. Se no dia das eleições você não puder votar, deverá fazer uma justificativa eleitoral (pelo correio ou até mesmo pela internet dentro do prazo indicado pelo Consulado da sua jurisdição, nas últimas eu fiz pela internet e foi rapidinho!).

Se você não tem idéia de onde deve votar atualmente, faça um consulta do seu local de votação no site do TSE.

O que acontece se você não votar e não justificar

Se você não votar ou justificar a cada eleição para presidente da República você terá um débito com a Justiça Eleitoral e poderá estar sujeito a uma série de restrições eleitorais como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral.

Com três ausências consecutivas e não justificadas (cada turno é considerado uma eleição!) e não quitadas as respectivas multas, o seu título será cancelado (veja aqui como regularizar um título cancelado) e após seis anos excluído do cadastro eleitoral.

Leia mais no site do TSE.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Barbara!!!

    Sou Brasileira, contudo quer solicitar minha cidadania italiana por ius sanguini, visto que sou descendente. Pode me fornecer alguma dica de trabalho na italia, visto que gostaria de ir esse ano ainda.. obrigada

  2. Bom dia,

    Meu nome é jakson, tenho 43 anos, sou militar e vou aposentar este ano. Minha esposa irá formar em Psicologia também este ano. Tenho dois filhos um de 18 anos e outro de 14 anos. O de 14 anos está terminando o 1º graus este ano. O de 18 está na faculdade. Tenho muita vontade de passar um tempo na Itália. A intenção é minha esposa e meu filho de 14 estudarem. O de 18 continuará no Brasil. Gostaria de saber como seria o meu processo para conseguir ficar mais tempo na Itália. A princípio pretendo alugar um imóvel, mas depois gostaria de comprar. Minha renda mensal como aposentado seria em torno de 15.000,00, ou seja, 4500 euros mensais. Gostaria de saber se com esta renda consigo viver na Italia e como conseguir a legalização. Abraços. Jakson

Comments are closed.