Trabalhar na Italia: tudo aquilo que você precisa saber

Trabalhar na Italia: tudo aquilo que você precisa saber

208

Se você está sonhando em fazer as malas e partir pro outro lado do Oceano em busca de melhores oportunidades seja bem vindo! Este artigo é exatamente para você: aqui você vai encontrar informações úteis e práticas sobre trabalho na Italia: quais os documentos necessários, como fazer para encontrar um trabalho, como funcionam os contratos, qual o salário médio e mais. Como essa é uma comunidade para brasileiros, dicas de outros leitores que já trabalharam na Italia também são muito bem vindas.

O que é necessário para trabalhar legalmente na Italia?

Se você for um cidadão da comunidade européia, mas não tiver cidadania italiana, não será necessário um pedido oficial para morar ou trabalhar na Italia, embora seja necessário fazer o pedido de um permesso di soggiorno. Neste caso, mesmo que você ainda não tenha um trabalho, é possível morar na Italia por um período de tempo suficiente para encontrar um trabalho. No entanto, não importa quanto tempo você demora para encontrar o trabalho, não podem pedir para você deixar a Italia se você conseguir comprovar que está seriamente procurando trabalho e que existe uma boa probabilidade de conseguir um (por exemplo, se tem agendada entrevistas de trabalho). Em algumas circunstâncias, se você recebe o salário desemprego em um país da União Européia, é possível continuar a receber esse benefício na Italia por um período de até 3 meses. Para tornar isso possível é necessário contactar as autoridades do país que paga esse benefício. Os cidadãos da UE que visitam a Italia com a intenção de encontrar um trabalho devem procurar o “Ufficio Stranieri” da Questura dentro de 8 dias da chegada na Italia, para obter um recibo da autorização de permanecer na Italia por 3 meses enquanto se está em busca de emprego. Uma vez que você encontra trabalho, é necessário levar o recibo acompanhado de uma carta do seu “datore di lavoro”(empregador) confirmando o seu trabalho para então obter um “permesso di soggiorno”. Além disso é necessário fazer o pedido para o “permesso di lavoro” que será válido apenas enquanto você estiver empregado.

Se você é um cidadão que não faz parte da comunidade européia (por ex. brasileiro), você precisa de um  visto, que pode ser pedido na Embaixada Italiana do país onde você é residente. Existem diversos tipos de visto:

  • “visto per motivi di studio” : a validade equivale a duração do curso e pode ser renovada anualmente até o final do curso previsto. Com este visto é possível trabalhar part time, com um contrato de trabalho que não supere as 20 horas semanais.
  • “ricongiungimento familiare”: pode ser pedido pelo estrangeiro que soggiorna regularmente na Italia e que seja titular de uma “carta di soggiorno” ou de um “permesso di soggiorno per lavoro subordinato, per lavoro autonomo, per asilo, per studio, per motivi familiari o per motivi religiosi” com duração não inferior a 1 ano.
  • “visto d’ingresso per motivi di lavoro” (visto de ingresso por razões de trabalho), que você deve obter diretamente no seu país de origem ou residência (ou seja, no Brasil). Esse tipo de visto é possível para lavoro “subordinato“, lavoro “autonomo” e lavoro “stagionale“.
    Para iniciar uma relação de trabalho subordinato a tempo indeterminato, determinato o stagionale o seu “datore di lavoro” (empregador), seja ele italiano ou estrangeiro regularmente soggiornante, deve apresentar uma “specifica richiesta nominativa di nulla osta presso lo Sportello unico competente per il luogo in cui l’attività lavorativa dovrà effetuarsi”.
    Para exercitar uma attività non occasionale di lavoro autonomo, industriale, professionale, artigianale o commerciale ou para constituir uma società di capitali o di persone o accedere a cariche societarie é necessário possuir os requisitos morais e profissionais pedidos pela lei aos cidadãos italianos para o exercício de cada uma das atividades e pedir o visto de ingresso no órgão de representação diplomática competente.

Se você já está na Italia e já tem um permesso di soggiorno por outros motivos é possível trabalhar legalmente na Italia, para isso você deve pedir na Questura competente a conversão do seu “titolo di soggiorno”.

Fonte das informações: Ministero dell’Interno.


Como encontrar um trabalho na Italia do Brasil?

O melhor modo de encontrar um trabalho morando ainda no Brasil é através da referência de amigos e conhecidos. O que acontece se você não tem nenhum amigo que more na Italia? Bem, foi exatamente para isso que foi criada a comunidade Trabalho na Italia: para você ter a oportunidade de encontrar outras pessoas na mesma situação que você ou que moram na Italia e podem dar conselhos úteis. Fique ligado sempre nas vagas abertas que divulgamos.

Uma outra alternativa é preparar um Curriculum Vitae em italiano e sair distribuindo pela internet. Mas atenção: distribua os CV com critério para não perder o seu tempo e o de quem o recebe. Faça uma seleção de empresas italianas onde gostaria de trabalhar, procure a seção “Lavora con noi” no site, veja se tem vagas abertas ou se é possível fazer uma candidatura espontânea. Deixe a preguiça de lado porque já diz o ditado, procurar trabalho é já um trabalho!

Como encontrar um trabalho na Italia já na estando na Italia?

Se você já mora na Italia teoricamente as coisas são mais fáceis porque você já terá os documentos que autorizam que você trabalhe legalmente. Além disso, se o empregador estiver precisando de alguém para cobrir uma vaga amanhã você já está aqui.

As agências de emprego são uma ótima alternativa, conheço diversas pessoas que já arrumaram trabalho temporário através delas (algumas vezes o trabalho temporário acabou virando definitivo!). Você pode encontrar uma lista com as melhores agências de emprego da Italia aqui. Em geral, antes da vaga ser sua você participa de uma série de entrevistas em grupo e individual.

Uma outra boa idéia para professionais é visitar as feiras do setor. Por exemplo: se você trabalha com comunicação, participe de feiras, palestras e eventos sobre comunicação. Tenha o seu portfolio / site sempre a mão, troque e-mail/facebook/twitter, informe-se sobre as tendências e como você poderia se inserir no mercado. Leia jornais, sites, blogs, informe-se sobre o que acontece ao seu redor, participe, seja ativo!

Se você está mais preocupado em arranjar um trabalho qualquer para pagar as contas e a carreira pode esperar, imprima diversos CV com foto e saia distribuindo em lojas, bares, hotéis. Falar inglês é um ótimo diferencial, especialmente em cidades turísticas (e na Itália são muitas!). Boa sorte!

Quanto ganha em média um trabalhador na Italia?

Essa é uma questão muito relativa: um trabalhador com contrato de trabalho em geral ganha cerca de 1000 euros por mês. Um trabalhador que faz muito extraordinário, trabalha em horário noturno, que tem um bom cargo pode ganhar 500-1000 euros a mais por mês. Por outro lado, quem trabalha ilegal pode trabalhar tantas horas quanto um trabalhador legal e ganhar 500 euros. É importante levar em consideração também o tipo de contrato de trabalho porque os benefícios de alguns contratos podem valer o dobro de outros. No entanto é difícil encontrar a grande diferença salarial como no Brasil. Se no Brasil é fácil encontrar quem ganhe 500 reais e quem ganhe 50.000 aqui uma diferença desse tipo é muito mais rara – pelo menos por enquanto.

Leve em conta também que com um salário de 1000 euros você vive apertadíssimo, fazendo conta quando vai no supermercado. Aqui o custo de vida é alto, ainda mais em grandes cidades como Florença, Milão ou Roma. O aluguel de um apartamento pode superar os 600 euros ao mês, você ainda tem que comer, pagar aquecimento, luz, água, condomínio. Não se iluda!

Quais os benefícios dos contratos de trabalho?

Antigamente a Italia era conhecida por ser um país onde os trabalhadores tinham direito a muitos benefícios como férias pagas, direito a período de ausência por doença e gravidez remunerado, aposentadoria digna, 13º salário (e eventualmente também 14º!) e estabilidade no trabalho, o que na prática significava que você dificilmente poderia ser demitido, mais ou menos como acontece com os servidores públicos no Brasil, no entanto esse tipo de contrato era comum seja na esfera pública como privada.

As coisas estão mudando. Os famosos “Contratto a Tempo Indeterminato” são raros de encontrar. Hoje em dia, o normal é que as empresas contratem pessoas com contratos sem nenhum benefício: nem férias, nem direito a período de ausência por doença, a aposentadoria é 1/3 do que era, e esqueça 13º, o que dirá 14º! Em geral chamam-se “Contratto a Progetto” ou “Co.Co.Co”, tem uma data de início e fim. O valor do salário ao mês é praticamente igual ao que recebia um trabalhador com o Contratto a Tempo Indeterminato, mas os benefícios que a empresa antigamente pagava ao INPS para cobrir aposentadoria/gravidez/doença não chegam nem a metade do que eram.

Ou seja, o seu trabalho com contrato assinado aí no Brasil te dá muito mais garantias do que um contrato a progetto aqui na Italia. Pense bem antes de trocar o seis por meia dúzia.

O que acontece se eu trabalhar ilegalmente (sem contrato)?

Trabalhar ilegal é a maior furada porque você não está amparado pela lei. Isso significa, por exemplo, que se o seu empregador resolver não pagar o seu salário depois de 1 mês de trabalho, ele não paga e ponto. Você não tem para quem reclamar porque oficialmente não está trabalhando. Se acontecer algum acidente no trabalho você também não está amparado. Em geral quem trabalha sem contrato trabalha mais horas e ganha menos do que um trabalhador com contrato. Além disso, você não terá nenhum documento para comprovar a sua renda caso decida fazer uma compra ou financiamento. Enfim, é fria!

Vale a pena ir para a Italia neste momento?

Honestamente  a Italia já viveu períodos melhores. A Italia enfrenta um momento de grande crise econômica e política. Isso significa na prática que muitas empresas estão falindo e fechando as portas, muitos trabalhadores italianos estão AINDA perdendo emprego. A quantidade de vagas é menores e mais disputada.

O mercado de trabalho está mudando muito e rapidamente e a solução encontrada por muitos é “inventar” um novo trabalho. Sabe o tal do “jeitinho brasileiro”? Logo logo vai virar “jeitinho italiano”!

Gostaria de lembrar também que a cultura italiana é muito mais diferente da brasileira do que você imagina. Tem quem se adapte em poucas semanas, tem quem precise de alguns meses e tem que nunca vai se adaptar. Se você realmente decidir vir, tente vir com  cabeça aberta, seja flexível, tente entender as diferenças antes de julgá-las.

Além disso recomendo que troquem idéias com outros brasileiros que já estão aqui, a conversa pode ajudar você a ter uma visão mais “real” do que significa viver e trabalhar na Italia. Boa sorte!

Já trabalhou na Italia? Conte sua experiência aqui pra gente!

—————-

Crédito das Imagens : ler- Cristiano de Jesus;  luneta – Aoleques; lente – Bernardo Borghetti, dinheiro – Christian Santinon; contrato – thinkpanama; choro – Emiliano; malas – heather champ

208 COMENTÁRIOS

  1. Bárbara,

    Muito bom e realista seu artigo. O salário médio realmente é muito pequeno e não sei como os italianos fazem?? E será que ainda é vantajoso se abrir um Bed and Breakfast em algum ponto da Toscana? Ou já está tudo super saturado? Imagino que você esteja com toda razão quando diz só se tornaria viável para um estrangeiro (ou um cidadão com dupla cidadania ítalo-brasileira) viver na Itália a partir de um negócio seguro e próprio.Mas qual ne?

    Beijos!
    Rosaly

  2. vivo da 18 anos aqui fiz de tudo ,trabalhei em tudo hoje tenho uma loja de roupas grifadas ,da 6 anos, que vai muito bem,dei trabalhos para muitos brasileiros maioria nao falava a lingua ,e eu ajudei a todos resultados alguns ate hoje sao meus amigos e outros fizeram somente confusao e ingratidao.no momento tenho duas vendedoras italianas e estou muito contente do trabalhos delas.feliz 2011 a todos.eliana .

  3. Feliz ano novo a todos , Sou Ana Maria e estou planejando ir para a Italia ate o meio do ano que
    vem ; com minha filha faço o curso de Comercio Exterior , sou massagista estetica e terapeutica , pigmentadora , esteticista e depiladora. Fora isto sou joalheira artesanal , morei por 5 anos nos Estados Unidos ,portanto falo razoavelmente Ingles e espanhol, estudo Italiano. e estou procurando m caminho de encontrar um emprego . esto indo porque ainda falta os documentos dos trisavos de minha filha que preciso de encontrar para adquirir o direito ao trabalho . portanto qualquer informação e orientação serão bem vindas…terei dificuldade com trabalho e onde seria o mais indicado. Obrigada.

  4. Eliana, Primeiramente BOM ANO de 2011, que você só prospere nessa vida.
    Eu tenho 22 anos, acabei de me formar em Química, e estava a procura de uma oportunidade fora do Brasil, e a Italia me agrada muito. Minha familia é de portugueses, mas é para ai que eu tenho vontade de ir.
    Não tenho a lingua, mas gostaria muito de poder me arrumar por ai logo, o mais depressa possivel. Ano que vem começo a fazer ingles e italiano, e estou a procura de uma oportunidade logo, mesmo que eu tenha que desenvolver a lingua aí mesmo ( é dificil, mas nada melhor do que aprender na necessidade ) Se houver alguma oportunidade que conheça, seja com você, ou com qualquer outra pessoa que julgar que possa me ajudar, por favor, eu ficaria imensamente grata.
    Sucesso!! Beijos e desde ja, obrigada.

  5. olhe assim que voce estiver aqui na italia me chame ,sou sempre disponivel em ajudar quem quer ser ajudada meu tel. e ptref.fora da italia 0039.,3884751981.dentro da italia somente o n. cel.obrigada.eliana

  6. Olá Eliana,

    Sou brasielira e quero muito + muito mesmo ir pra Itália, já fiz um curso de Itáliano por 1 ano, mas por ñ praticar ñ tenho fluência. Desejo saber se será muito dificíl ao chegar ai, coseguir um emprego(qualquer emprego honesto). Penso em ir com visto de turista 3 mese e quando chegar tentar o soggiorno. O que vc pensa? tentei add vc no orkut mas ñ cosegui.
    Desde já muito obrigada.

  7. Oi Eliana, come stai?
    Quero abrir meu negocio aqui na Italia e gostaria de saber o que seria de bom investimento, uma loja, gastronomia, sera que poderias informar-se sobre algo mais concreto? Se tiver algum e-mail que possa entrar em contato com voce, ficarei muito agradecida.
    Moro aqui na Italia ha 8 meses.
    Agradeço, desde ja, pela atençao.

  8. Oi Eliana, come stai?
    Quero abrir meu negocio aqui na Italia e gostaria de saber o que seria de bom investimento, uma loja, gastronomia, sera que poderias ajudar-me sobre algo mais concreto? Se tiveres algum e-mail que possa entrar em contato com voce, ficarei muito agradecida.
    Moro aqui na Italia ha 8 meses.
    Agradeço, desde ja, pela atençao.

  9. Oi!!Desejo muito ir morar na italia por um tempo.Sou tecnica em enfermagem e trabalho ha 13 anos em um hospital.Gostaria de saber da possibilidade de arrumar um trabalho em hospital ou em um restaurante ja que cozinho coisas maravilhosas.
    Fiz 6 mese de italiano , mas pratico todos os dias.
    Aguardo uma resposta.
    Desde ja meu muito obrigada.
    Grazie

  10. Eliana, espero que tudo continue dando certo para você aí na Itália. Também sou brasileira e sou graduada em Ciências Contábeis. Estou com 54 anos, mas com muito gás prá começar a experimentar um pouco das coisas boas que temos neste mundo lindo. Tenho muita vontade de conhecer a Itália e aprender a língua (que é linda), porém preciso trabalhar pra conseguir me manter por uns três ou quatro meses. Como você já vive aí há muito tempo gostaria de sua opinião sobre algumas coisas. Por exemplo: é difícil encontrar trabalho – em qualquer área -? O salário é razoável? Acha que conseguiria emprego como auxiliar em algum escritório de contabilidade? Vendedora? Acompanhante de pessoas idosas? Meus planos são para 2012, mas já quero começar a tomar algumas providências, e, se você puder me dar umas dicas vou ficar muito agradecida. Um abraço mineiro, Maria Goretti.

  11. ola eliana vi que vc gosta de ajudar mta gente estou indo para italia dia 1 de junho vou de ferias mas qro ficar tenho moradia pois uma grande amiga mora em roma na praia porem nao quero depender dela pois ja esta me sedendo a cas entende e ai como faço sera que vc teria como me ajudar

  12. Oi Eliana!!!!
    Eu e mais duas amigas estamos indo para a Itália agora no final de fevereiro!!!
    Somos de Florianópolis/SC e todas nós trabalhávamos com vendas aqui no Brasil.
    Trabalhávamos na loja da Arezzo (uma franquian internacional de calçados e bolsas). Não sei se você conhece!
    Uma dessas minhas amigas, era a gerente da nossa loja e eu e a Priscilla, éramos vendedoras dela. E diga-se de passagem, excelentes vendedoras!!
    Se você puder nos dar uma mão, uma indicação ou até mesmo para nos assessorar em qualquer coisa que seja, eu ficarei por demais agradecida!!!!
    Vou te deixar meu msn caso você queira entrar em contato: [email protected].
    Este seu numero de celular, ainda é o mesmo???
    Ficarei no aguardo da sua resposta com muita ansiedade!!
    Obrigada.
    Grasi

  13. oi Eliana,tenho um grande sonho de conhecer e morar por algum tempo na Itália, mas isso futuramente, pois ainda estou na faculdade,faço História….é mto bom encontrar pessoas assim como vc, q ajuda e dá conselhos para as pessoas que buscam realizar seus sonhos,por favor me aceite no facebook, para trocarmos informações sobre esse lindo país que é a ITÁLIA…!!!
    agradecida….até mais!

  14. Ola eliane!td bem,meu nome è Saulo tem duas semanas que estou na italia moro em mestre veneza,meu tel è 3482611244,atualmente estou fazendo um curso de italiano em veneza mesmo,e gostaria de lhe pedir se vc tiver o conhecimento de alguem que esteja precisando um pesso para trabalho por favor me de uma informaçao,faço qualquer coisa,minha especialidade è cozinha mais trabalho em quelquer serviço,è que deixei minha esposa e filho no brasil e pretendo traze-los o mais rapido possivel,è que è muito dificio arrumar trabalho aqui na italia sem conhecimento,desde la te agradeço!fique com Deus e tenha um otimo fim de semana na prasença de Deus!

  15. Ola amigos, eu e minha esposa somos cabelereiros, será que essa area na Italia é bem remunerada? alguem saberia me informar? Obrigado pela atenção.

  16. Ola Eliane, ja estive 2 vezes na Italia, estive na casa de uma amiga, e quaze fiquei de vez, apos 8 meses penso em retornar agora em abril, gostaria muito de ter uma orientaçao para trabalho, entendo bem o italiano e falo pouco, mas guando estou ai e mais facil, essa pessoa q me levou esta no Brasil. E quando ela viu q eu me daria bem ela me prejudicou com um italiano que gostou de mim e pensava ate em me ajudar p ficar legal, pois so posso ficar 3 meses legal, hoje nao gostaria de retornar por ela, sofri muito, e muito dificil la fora, a maioria dos Brasileiros e unha por unha e dente por dente, mas conheci brasileiros bons e trabalhadores. Me de uma luz, mil beijos

  17. oi Grasi, como vai?
    eu li logo acima que vc ia pra Italia agora em Fevereiro com mais 2 amigas. Então, eu vou agora, se DEUS quiser, em Agosto desse ano 2011. Falo um pouco de italiano, inglês e espanhol, mais tudo básico, preciso treinar mais, como vc provavelmente vai ir primeiro que eu, eu pensei na possibilidade de dividir apartamento, essas coisas, para evitar gastos. Estou entrando em contato com as pessoas que já estão, estou fazendo amizade, será que posso te add no meu msn pra gente ir c falando?
    Ia ser muito bom, pq uma pode ajudar a outra.
    Aguardo respostas, mais se vc quiser me add meu msn é
    [email protected]
    abraços

  18. Olá, sou acadêmica de letras/portugues, estarei indo para Itália em setembro próximo para acompanhar meu esposo. Gostaria de dar aulas de portugues/brasileiro para estrangeiros, vc conhece alguma escola ou serviço deste tipo em Roma? Gostaria de entrar em contato se possivel ainda do Brasil.
    Grata.

  19. Eliana vc poderia me mandar um e-mail! gostaria de fala com vc! Me responda por favor!

  20. Bom, esse é o basico, uma leitura simplificada do problema.
    Nao precisa ser nenhum analista economico para entender (visto o blog).
    A crise é grande mesmo por aqui, ainda bem que minha passagem sera muito breve, pois a Italia é otima para viajar,estudar e trabalhar nao da mais.
    infelizmente muita gente quer morar na Italia e nem sabe italiano, imagina ler ou ter um minino de preocupaçao com a situaçao economica.
    Eu tenho rir das situaçoes, gente que deixa trabalhos maravilhosos para ficar “navegando” sem rumos por aqui!

  21. Lúcia, o site é ótimo deixa bem claro a situaão da Itália, masi você tb não pode quebrar os sonhos das pessoas e colocar suas idéias como se a itália fosse uma merda, não é bem assim é muito relativo, depende muito de cada um, vc tem razão em falar que as pessoas vao sem ao mesmo saber o idioma, mas acredite se aprend emuito rápido, experiência própria, eu fui pra Italia já tem 2 anos, não fala nem um bom dia em Itáliano, fui com a acra e a coragem atrs de uma mudança que aqui no Brasil não estava tendo oportunidade estudei, fiz um curso de moda aqui e as portas não abriram pra mim , agora estou em milão trabalhando em uma grande grife como assitente de uma estiista, oq ue é muito bom e ganho muitissimo bem , as pessoas tem que ter coragem de ir se não nunca saberão como será, eu trabalhei como babá, domestica , garçonete e camareira até ajudante de coziha de tudo ate chegar aqui, e estou muito bem , já comprei meu apartamento, e meu carro e estoufazendo um agraduação tb voltada para área de moda e estou com projeto de abrir um aloja no Brasil, na vida temos que ser otimista aqui é só um resumo de minha história que eu conseguir passeipor dificuldades e frio, mas minha alegria chegou , um conselho, não desanime as pessoas com suas palavras de perssimismo, porque se temos esse pensamentos não chegamos alugar nenhum eu sempre tive pesnamentos positivos que tudo iria dar certo pra mim e muita esperança, ão tive ajuda de muitos mas com ceteza se eu não tenho coragem eu com certeza ainda estaria no Brasil formada, vendendo roupas em uma loja de grife eno maximo chegar a gerente. Parabéns pelo site muito bom mesmo. ciao buona fortuna a tutti.

  22. há mais uma coisinha, fui ao Brasi de visita, a minha familia e fiquei espamtada com a sujeira a violencia, onde eu morava só a amisericórdia de Deus , esta uma guerra civil, as pessoas perderam o respeito uma pelas outras sóq uando você sai do seu país e passa um tempo fora que volta que você consegue notar a diferença, nesse país eu não quero viver masi não por enquanto até que mude e tenho esperança que mude. Não estou dizendo que aqui na Itália não tenha mas não chega perto doq ue vi no Brasil, e hoje quando entrei na internet, fiquei assustada com a violencia no Rio de janeiro de um ex aluno que entrou na escola e matou masi de 10 pessoas, como pode isso que pais é esse com leis fracas sem força , entendemos que o Brasil está chegando em um nível economico para quem está qualificado muito bom o país esta dando mais oportunidade de empregos e crescimento profissionais para muitas pessoas, mas ainda assim não troco a itália pelo Brasil até que mude.não penso em voltar, e loja que pretendo abrir aqui administrarei de longe minha sócia no Brasil estará a frente de tudo, Brasil pra mim so visitas.

  23. Oi Eliana,tudo bem?Eu li o seu artigo e fiquei feliz em saber que voce ajudou muitos brasileiros oferecendo uma oportunidade.
    Eu casei na Italia no dia 4 de abril desse ano.Cheguei aqui em janeiro.Apesar da enorme diferença cultural,estou me adaptando ao maximo.Porem estou sentindo muito a falta de trabalhar.Comecei a trabalhar no Rio De janeiro com 16 anos de idade e nunca mais parei, sou habituada a trabalhar e estou 3 meses parada e isso me faz sofrer muito.
    Eu moro em Napoli,mas estou disposta a ir a qualquer lugar e conseguir qualquer vaga honesta.
    Eu sei que apesar de voce ser uma boa pessoa e gostar de ajudar hoje em dia nao esta muito facil trabalho aqui na italia.mas deixo essa mensagem de desabafo e com muita esperança em encontrar um trabalho honesto aqui.
    Att
    Laiza

  24. Depiladora esperta qui mora na Italia e tien visto de trabalho por favor liga!!!!
    Primario waxing center cerca urgentemente depiladora con esperienza per iniziare SUBITO A LAVORARE: compenso € 900,00 + iva per full time. SOLO PERSONE SERIE E MOTIVATE!!!!!
    Inviare mail con CV a ALESSIA: [email protected]
    http://www.sugarwax.it
    URGENTE CERCASI DEPILADORA SERIA CON ESPERIENZA

  25. Magali, será que eu teria algum jeito de me comunicar com você ?
    Dio benedire

  26. Olá, saudaçoes a todos…
    Estou na Espanha atualmente, mas aqui a coisa ta bravaaa demais…
    Gostaria de saber se alguém teria algum contato para trabalho ai na Itália??
    Se puderem me passar alguma informaçao, ficaria muito grato…
    Abraços, e boa sorte para todos…

  27. Olá, saudaçoes a todos…
    Estou na Espanha atualmente, mas aqui a coisa ta bravaaa demais…
    Gostaria de saber se alguém teria algum contato para trabalho ai na Itália??
    Se puderem me passar alguma informaçao, ficaria muito grato…
    Abraços, e boa sorte para todos…

  28. vejo que vc é legal e gosta de ajudar, quero ir para Itália, para começar minha vida de novo, sou descendente de italiano, mas não conheço nenhum parente ai…. tenho apenas de minha avó a “carta de quando os meus bi- …desenbarcaram no Brasil”, tenho 29 anos e preciso recomeçar minha vida!!!! ajude-me!

  29. olá sou de bh,eu e meu marido estamos querendo sair do brasil pra trabalhar,vi esta comunidade e me enterecei muito pela itália falo espanhol,meu marido o inglês,temos duas filhas e queremos dar uma vida mais confortavel pra elas,comprar uma casa e abrir um negocio aqui no brasil,meu marido sabe fazer de tudo,eu sou manicure,depiladora e também tenho um curso basico de cabelereira,aqui do brasil ta muito difícil arrumar um trabalho que pague o que realmente é preciso pra sustentar uma família.queremos ficar uns 3,4 anos e quem sabe se der tudo certo levamos nossas filhas.gostaria de opiniões e algum auxilio de como conseguir um visto ou se compensa ir ilegal e pedir a legalização ai na itália.baci.

  30. olá, já morei na italia e hoje sou cidadao italiano, falo italiano intermediario, e logo, estou retornando…gostaria de algum contato, para começo de trabalho, posso morar em qualque posto na italia.obrigado

  31. Eliana parabéns pela sua iniciativa, é dificilimo um gesto como esse, o de simplesmente querer ajudar. Eu adicionei vc no facebbok, lhe deixei uma mensagem lá, e adicionei vc no orkut também, se puder me adicionar no msn, meu e-mail: [email protected], muitissimo obrigada e mais uma vez, parabéns!!!

  32. ola, sou brasilero e vivo a londres a quase 7 anos,,minha mulher e de venezia e estamos separados a 10 meses por falta de oportunidade de trabalho,,, sou massagista aromaterapeuta e cromoterapia,, se vcs sabem de qualquer tipo de ajuda, me seria muito grato,,,,conto os minutos pra esta do lado da minha mulher,, ela e fotografa grafica,, e eu posso trabalha numa area grande de trabalho pois a massagem pode se conciliar a varias casas de beleza e estetica,,,,, obrigado ,,, espero que alguem possa me ouvir e me ajuda,,,

  33. olá me chamo mayana ja morei na italia,(milano) muito bom seu artigo.fico feliz em saber q ainda tem pessoas q gosta de ajudar.bom morei por 3 anos e como ñ tinha documento fic dificil continuar,pois o controle era muito.conheci muita gente de bem,q me deu trabalhos,mais era dificil..pois quando vc ñ tem trabalho aparece muita gente oferecendo prostituicao pr mulheres.e pr mim ñ deu.gostaria de retorna, mais continuo sem documento..se alguem souber de ql quer novidade das novas leis meu email:[email protected] brigadinha

  34. oi, eu me chamo maria, e tenho um poblema tenho um filho de 12 anos que mora na italia ha 2 anos nao o vejo pos o pai tem a guarda se alguem souber de um trabalho em milao;proximidade pode me ajudar pos preciso de um trabalho para poder ficar mas perto do meu filho agradeco antecipadamente;email;[email protected]

  35. Pessoal…. leiam jornais e materiais que tenham melhores referencias. Ter com base este site nao adianta, pois pessoas que nao sao da area e copiam uma coisa aqui outra ali….
    sinceramente, estudem melhor o contexto italiano….

  36. Lucio,
    Este é apenas um artigo e um ponto de vista.
    Se você tem informação melhor e sabe mais do que a gente, divida a informação aqui com a gente. :)
    O sucesso do site vem exatamente da participação de todos.
    Um abraço e até a próxima,
    Barbara

  37. Olá amigos!

    Soou italo-brasileiro, tenho um bom conhecimento da língua italiana, não falo fluentemente, mas fiz um ano de curso no Brasil e conversei com alguns italianos e me saí bem. Sou professor, mas eu e minha esposa gostariamos de ir para a Itália, tenho interesse em continuar estudando, porém seria necessário algum trabalho inicialmente para nos mantermos, por favor se algume tiver alguma sugestão, se poder dar uma força eu agradeceria muito.

    Certo da compreensão de todos, agradeço desde já

    Jean P. Cani
    E-mail/msn: [email protected]

  38. Estou pensando também em me mudar pra italia, minha mãe mora por lá a 10 anos e nunca reclamou. Trabalho no brasil ainda continua muito desvalorizado e quero algo melhor para minha familia, sem contar no indice de violencia, o Brasil é um país maravilhoso está em constante mudança, mas falta muito ainda…

  39. Olá pessoal, meu nome é Tatiana. E estou indo para Verona em Outubro agora, com meus 3 filhos e meu marido. Nós iremos fazer a cidadania e pretendemos ficar por lá. Se alguém souber de algo para nós ajudar, como emprego para mim, ou mesmo algum contato, só para me deixar mais segura. Eu ainda não falo Italiano direito (só um pouquinho), más meu marido fala fluente (ele já estudou na Itália), e o que ele quer é que meus filhos estudem lá (para terem mais chances na vida).
    Muito obrigada a todos!!!!
    Aguardo algum contato!!!
    Valeu!!!

  40. Completando meu post…se alguém souber de algo (posso trabalhar com qualquer coisa mesmo). Aqui no Brasil sou professora de História. E na realidade precisava de oportunidade em qualquer local perto de Verona – Veneto. Ou mesmo, de um contato, até mesmo por segurança, pq indo com meus três filhos (de 2 anos, 3 anos e 8 anos), fico muito apreensiva!
    Tatiana

  41. Olá, sou Sandra Bastos, estive na Italia em Maio e junho e todos os dias penso em retornar. Trabalho com moda sou estilista e modelista, e também costureira. Gostaria muito de retornar para trablhar e viver na Europa. Se alguem quiser conversar mais comigo sobre o assunto: [email protected]. Um abraço, Sandra.

  42. Olá, tenho revirado as páginas na net, para saber das experiências de Brasileiros na Itália em questão de emprego. Sou Enfermeira, tenho 25 anos, formada há 1 anos e 5 meses, gostaria muito de tentar uma oportunidade na Itália. Qualquer coisa podem entrar em contato : [email protected]

  43. óla! tenho 19 anos, desde muito novo sonho em me aventurar, buscar culturas mais abertas, é realmente uma pena que Europa ja nem esteja tao recepitiva como antes, mas quem sonha e perciste alcança, um abraço a atodos arrivederci

  44. sou brasileiro morei na italia tive permesso di suggiorno per motivi di lavoro!cheguei na italia em 2001 fiz meu permesso em 2003renovei em 2004 me derao a recivuta antes de ir pegar voltei p/o brasil perdi quero voltar mais nao sei como tenho partita iva. vc tem como me ajudar?

  45. Olá!!
    Morei em Londres por algum tempo,e estou pensando seriamente em experimentar a Itália.
    Sou musicista.Se alguém puder me dar alguma dica,de acomodação ,emprego etc.Ou se alguém estiver indo pra lá e quizer entrar em contato,vai ser legal.Meu e-mail é : [email protected]

  46. Bom dia, Eliana! Meu nome é Giseli Sarmieri, cabeleireira com descendencia Italiana mas não conheço parentes na Itália. Pretendo trabalhar aí permanecendo durante os 03 meses iniciais a procurar algo para ficar em definitivo com a minha profissão. É mais vantajoso, inicialmente, trabalhar em salões de beleza como funcionária ou como autônoma?? Beijão. Achei muito bonito sua disponibilidade em ajudar pessoas com este interesse. Giseli

  47. olá a todos. primeiramente quero parabenizá-los pela iniciativa, li todos os comentários e alguns deles eu chorei, pois sei o quanto nós brasileiros somos cidadãos ousados . magali adorei seu comentário chorei muito, esse cidadão que matou 10 crianças era um doente mental e igual a ele aqui tem milhões. é uma pobreza total e absoluta. vç tem toda a razão e saiba que tenho tentado sair daqui a muito tempo. eu possuo o passaporte italiano e acho tb que cada um de nós tem a sua própria história. eu trabalho até o final do ano estou economizando ao máximo, sei que não será fácil, mas o importante é tentar e se deus quiser deus estará perto de mim. se vç , elaina ou alguém quiser e puder me assessorar eu fico imensamente agradeçida. a vida é uma via mão dupla. sorte para todos nós fiquem com deus meu email é [email protected] emeu f é 11 sp 85869987 abraços

  48. bom dia! eliana sou brasileira mais estou indo passa 3 meses na italia em mestre veneza gostaria de encontrar um trabalho la. de qualquer coisa importante nao fica sem fazer nada, agradecida .

  49. Olá Eliana, vou para Palermo no final do ano e gostaria de encontrar um “trabalhinho” na cosa nostra chichiliane…

  50. Certamente você terá muito trabalho. Seria interessante vc fazer um curso de russo ou árabe, eles estão em alta, ou quem sabe chinês.Há muitos chineses na Itália.

  51. Sugestão que você saia daí e venha abri uma porrrtinha na Cidade de Deus, junto à marginália carrioca, usted ganhará mui experiencie

  52. oi eliana meu nome é kellyane moro em fortaleza no ceara e tenho um grande sonho que é morar na italia sera que vc poderia me ajudar? queria saber algumas coisas… esta ai meu email qualquer coisa deixa recado.

  53. Essa é minha grande duvida, peço pelo amor de Deus que alguém comente esse post pq eu penso em fazer o mesmo e não encontrei falando isso aqui no site. Alguém pode responder?? Tb quero ir como turista e pedir a autorização para ficar lá dentro do país mesmo. É possível???

  54. Barbara, vc nao abordou a questao de pessoas que vão como turista e depois pedem a autorização, de la mesmo da Italia. Estou ansiosa por essa resposta, nao acho em lugar algum explicando bem sobre isso.

  55. olá
    sou italo-brasileira e estou no Brasil á 3 anos, neste periodo fiz curso tecnico em enfermagem.
    Agora quero voltar pra Italia, alguém sabe me informar se meu curso vale algo para eles??
    agradeço

  56. oi eliana
    gostei de saber que conseguil seus objetivos e que graças a DEUS foi bom para vc ai.trabalho com vendas[pronta entrega de confecção]trabalho viajndo farço o nordeste.
    gostaria muito de poder ir a italia,e queria muito trabalhar de qualquer coisa.nunca trabalhei para os outros mas me canssei de trabalhar viajando assim,pois fico muito tempo fora de casa.se vc puder me esclarece mas algumas coisas e se possivel me indique o que e mas farçil de arrumar para fazer ai.em termos de trabalho
    beijos lhe aguardo

  57. Magali,

    Não se sinta ofendida pela opinião do outro. cada um tem a sua, né? Nós como seres humanos temos a capacidade de autoenganarmos, alguns vivem disso. Julgar nesses casos, pode ser um erro ainda maior que as ilusões. Ao mesmo tempo cada um escolhe (ou não) conscientemente (ou não) como vive sua vida. O site é fantástico justamente por que busca a realidade, através de opiniões pessoais da Bárbara e com a contribuição de todos nós.

    Sua história parece ser muito bacana, parabéns por tudo. Para quem quer ir agora tudo pode ser bem diferente do que foi pra você, já que os tempos mudaram e ainda estão mudando. O momento é outro. Sem dúvida existem os fatores sorte, dedicação, persistencia. São importante, mas não são suficientes nem determinantes de que tudo vai dar “certo” no “fim”.

  58. Boa noite a todas, bom eu não sei por onde começar mais queria ver se alguém me ajudava aqui.
    Sou de Natal – Rn, vivo em Portugal a um ano e meio, no momento estou com minha tia, mais a mesma esta regressando ao brasil em janeiro. Ja estou legalizada com título provisorio aqui em Portugal, mais estou pensando em ir pra Itália, não tenho fluência em Italiano, mais acredito que uns meses de convivência ajude isso, falo um pouco de inglês e tenho escrita razoável também. Conseguir trabalho? Esta muito difícil? Agora em Dezembro tenho férias e andei pensando na possibilidade de passar pelo menos duas semanas por la. Por favor, alguém me ajuda em alguma coisa? Como devo proceder? Estou mesmo aflita, pois aqui so tenho minha tia e ela esta voltando pro brasil e sinceramente … toda a gente diz que o brasil esta bom, esta melhorando. Mais la na minha casa em Natal, meus pais e meus irmãos estao desempregados e não é por eles não procurarem, pois estão sempre em busca. Então bem ou mal eu preferia continuar lutando por aqui pra ver se consigo um dia não muito longe um futuro melhor. Obrigada 351 966 033 832

  59. Oi Eliana!
    Sei que vc já recebeu muitas mensagens rs mas eu estou morando em Milão e estou procurando emprego.. qualquer coisa na verdade rs e se vc pudesse me ajudar tb seria muito bom!
    Eu tenho 22 anos e sou cidadã italiana, falo italiano e estou aqui para estudar.. vou tentar um master… enfim de qq maneira seria bom pelo menos fazer amizade.
    Até mais,
    Catarina

  60. Olá pessoal eu estou viajando para a italia(Cesena) no próxima 5ª feira, dia 1º de dezembro
    Sou Prof. de ed.fisica e atleta de basket, estarei a procura de oportunidades em alguns clubes
    por lá.. se alguém souber de alguma coisa… é só me avisar. Desde ja agradeço pela atenção…
    grato..
    Anderson Nunes

  61. Olá Anderson,
    Passei aqui só para desejar boa sorte.
    Espero que você volte com boas notícias e depois venha aqui compartilhar as novidades com a gente.
    Um abraço,
    Barbara

  62. Olá, pessoal!
    Li todos os comentários do site e como vocês, também estou decidida a viver na Itália. Tenho descendência italiana, pois meu avô nasceu num navio de imigração, porém, apesar de muitas pesquisas nunca conseguimos encontrar documentos de meu bisavô. Sendo assim, não tenho como provar minha descendência. Meu pai, mudou-se para Roma e vive lá há 42 anos consecutivos. Trabalha como musicista e é cidadão italiano naturalizado. Alguém sabe me dizer se, por ter um pai naturalizado italiano, tenho direito à cidadania também? Bem, vou à Itália regularmente duas vezes ao ano: novembro e fevereiro. Esse ano, por questões de saúde não pude ir em novembro, mas já tenho minha passagem comprada para fevereiro. Sou funcionária do governo brasileiro há 18 anos, porém meu setor será privatizado em janeiro e pretendo não viver mais no brasil, tão logo isso aconteça. Sou fluente em italiano e conheço bastante cidades por lá. Como posso fazer para conseguir um emprego? Vejo que o aluguel é ,muito caro, mas em princípio, posso ficar hospedada na casa de meu pai. Tenho ainda outra dúvida: meu filho morou por algum tempo no Sul da Itália, mais precisamente em Martina Franca, onde atuou como jogador de futebol série excelenza. Após uma grave lesão no joelho, após a cirurgia o médico o invalidou para prática de esportes de forma profissional. Ele retornou ao Brasil em 2010 e acabou profissionalizando-se em soldador. Pergunto: alguém sabe dizer quanto ganha, em média um soldador na Itália, pois ele também quer voltar a viver lá. Ele já possui partita iva e codice fiscale. Minha dúvida é grande, pois mesmo sempre tendo permesso di soggiorno por 3 meses quando estou na Itália, nunca consegui saber se a naturalização de meu pai me dá o direito de pedir minha cidadania. Sou formada em comunicação e atuo como Relações Públicas no governo brasileiro. Por fora, tenho uma pequena agência de viagens e turismo. Vocês acreditam que eu possa ter uma agência de Turismo na Itália para dar continuidade ao meu trabalho? Se for difícil essa opção, posso trabalhar em qualquer coisa, pois só sairei da casa de meu pai quando ganhar o suficiente para pagar meu próprio aluguel. Desde ja agradeço e torço para todos que estão se aventurando. Adoro a Itália e é lá que pretendo viver daqui prá frente. Forte abraço!

  63. OLA EU SOU DAMARES SANTOS 25 ANOS MORO EM SÃO PAULO, EU QUERO IR PARA ITALIA EM 2012 E QUERIA SABE SE ALGUMA FAMILIA NA ITALIA PRECISA DE UM BABY SITTER OU UMA LOJA QUE QUE PRECISE DE VENDEDORA, EU TRABALHO AQUI COMO MASSOTERAPEUTA,ENTENEDO O ITÁLIANO, FALO POUCO O ESPANHOL. PORFAVO MI AJUDE DE ALGUMA FORMA DESDE JÁ AGRADEÇO.MEU MSN E IMAIL: [email protected]

  64. oi esto aqui pouc o tempo ,atualmente esto estudando ,mas quero muito trabalha….

  65. oi!!!!
    Moro na Italia a dois anos, agora estou no Braasil em ferias
    gostaria de saber como posso proceder paraa conseguir um visto de trabalho para retornar a Italia, ja que nao tenho ainda documento italiano
    Ja tenho trabalho la….mas nao sei como posso fazer aki,fui no co-consolato italiano aki em Floripa mas nao recebi nem uma informaÇao…pode me ajudar??

  66. Está escrito no artigo acima, para você conseguir o visto (no seu caso “visto d’ingresso per motivi di lavoro” – visto de ingresso por razões de trabalho), que você deve obter diretamente no seu país de origem ou residência (ou seja, no Brasil). Esse tipo de visto é possível para lavoro “subordinato“, lavoro “autonomo” e lavoro “stagionale“.
    Para iniciar uma relação de trabalho subordinato a tempo indeterminato, determinato o stagionale o seu “datore di lavoro” (empregador), seja ele italiano ou estrangeiro regularmente soggiornante, deve apresentar uma “specifica richiesta nominativa di nulla osta presso lo Sportello unico competente per il luogo in cui l’attività lavorativa dovrà effetuarsi”.
    Para exercitar uma attività non occasionale di lavoro autonomo, industriale, professionale, artigianale o commerciale ou para constituir uma società di capitali o di persone o accedere a cariche societarie é necessário possuir os requisitos morais e profissionais pedidos pela lei aos cidadãos italianos para o exercício de cada uma das atividades e pedir o visto de ingresso no órgão de representação diplomática competente.

  67. Boa tarde!!!!
    Essa parte eu li…mas gostaria de saber como devo proceder para fazer o contrato em si….devo ir aao consolato, devo pedir para meu patrao me mandar esse documento…oke devo fazer….isso ke kero saber….de kalker forma obrigado….

  68. A primeira ação quem tem que fazer é o seu empregador:

    “datore di lavoro” (empregador), seja ele italiano ou estrangeiro regularmente soggiornante, deve apresentar uma “specifica richiesta nominativa di nulla osta presso lo Sportello unico competente per il luogo in cui l’attività lavorativa dovrà effetuarsi”.

  69. oiii pessoal eu sou damares tenho 25 anos quero muito ir para itali, queria saber se laguem sabe de uma falia ou aguem que precise de babe sitter, eu tambem tenho experiencia em vendas, soe tecnica em massoterapia corporal. se alguem sou ber de algo porfavor mim ajude ([email protected]) falo um pouco o espanhol, entendo o italiano. desde ja agradeço a quem poder mim ajuda. bjs

  70. Caraca, quanta gente querendo ir para a Itália. Bom, se estou aqui é porque pensei na idéia. Eu na verdade estou cursando uma faculdade aqui no Brasil, mas eu gostaria de tentar estudar alguma coisa na Itália, apesar de não falar nada de italiano o fato de eu falar espanhol acho que ajudará a me adaptar à língua. Eu gostaria de ter uma experiência fora do país e penso que a Europa seria uma boa opção. Não estou correndo atrás de uma oportunidade de ganhar dinheiro, quero mesmo é ter experiência de vida. Também não penso eu viver o resto da minha vida fora do Brasil, estou pensando em algo como 1 ou 2 anos, mas se caso eu conseguir ingressar numa faculdade na Itália, ficarei o tempo que for preciso. Ficar mais do que isso mamãe me mataria..rsrs
    Eu trabalho desde os 16 anos, atualmente tenho 22 e trabalho na área administrativa de uma usina espanhola com sede no Brasil. Tenho um bom relacionamento com as pessoas, sei trabalhar com computadores (pacote Office) e sou de fácil convívio. Bom, quem puder me ajudar com dicas de empregos, ou até mesmo com alguma oportunidade de emprego, eu agradeceria muito.
    Fica aqui o meu contato do Facebook:
    http://www.facebook.com/diegomarsoncoral
    Obrigado amigos!!

  71. Oi eliane!um super abraco para voce e a todos do site. Em julho estou indo para a italia com meu marido que e italiano(ele cansou do brasi)em fim,estou querendo fazer um curso de depilacao no brasil e conseguir alguma coisa nessa area,voce acha que posso ter oportunidades?um super abraco pra voce linda!!

  72. oi eu estou pensando em ir para a italia agora em março, sei que lá ta um pouco dificil por causa da crise eu sou italiana mais meu marido não será que é muito complicado a gente conseguir serviço? aguardo resposta obrigado

  73. Oi queria algumas informaçoes, se alguem puder ajudar agradeço.
    Sou italia)brasiliano e minha namorada é brasileira, moro na italia e quero q ela venha para a italia para nós casar aqui, ela é formada em fisioterapia, queria saber se alguem sabe q documentos devo traduzir pra ela poder trabalhar como fisioterapeuta aqui. obrigado.

  74. Consulte o site do consulado da Italia no Brasil e já te avisando … Demora um pouuuco

  75. Italia só é boa se vc esta de ferias … Se esta em SP continue ai vai por mim

  76. Eu andei perquisando que os cursos na area de estetica e depilaçap sao carissimos !! Como esta o mercado de trabalho nessa area? Vale a pena trabalha a domicilio ou em casa mesmo?tanti saluti!

  77. Ola, Boa Tarde! meu nome é Tays tenho 32 anos , sou professora de educação infantil …e e estou a procura de uma oportunidade fora do Brasil, e a Italia me agrada muito. Minha familia é de italianos, eu tenho vontade de ir, para a Italia.
    Não tenho a lingua, mas gostaria muito de poder arrumar um emprego por ai logo, o mais depressa possivel. entendo ingles e estou a procura de uma oportunidade logo, mesmo que eu tenha que desenvolver a lingua aí mesmo ( é dificil, mas nada melhor do que aprender na necessidade ) Se houver alguma oportunidade que conheça, seja com você, ou com qualquer outra pessoa que julgar que possa me ajudar, por favor, eu ficaria imensamente grata e feliz …
    Sucesso!! Beijos e desde ja, obrigada.!! Deus abençoe a senhora!

  78. Ola, li todos os depoimento do sito.

    Tambem preciso de orientaçoes, quero ir morar na Italia conheço um empresario italiano que pode me dá um trabalho lá em uma de suas empresas, como eu ou ele devemos fazer para que eu possa sair aqui do Brasil ja com tudo legalizado e quanto tempo leva para legalizar.

  79. Eu tinha um datore di lavoro, eu trabalharia eu seu restaurante, porém o pedido foi feito de acordo com o decreto flussi, conheço algumas pessoas q conseguiram e sem contrato de lavoro como eu, agora pergunto, como é que as pessoas que não entram pelo flussi conseguem trabalhar na Italia?

  80. Eu tava com tudo certo pra ir trabalhar na Italia, gosto das coisas na regra, tinha datore di lavoro, lavoro, a documentaçao foi enviada de acordo com as datas pelo decreto flussi, eu trabalharia em um restaurante, aconteceu q o pedido feito em 2010 nao deu em nada, documentaçao correta etc, e ouço pessoas dizendo q moram e trabalham la como se fosse a esquina do Brasil, como é q essas pessoas fazem? pq nao é so ter emprego como diz acima,, se nao estao trabalhando ilegais, gostaria de saber qual é esse metodo, pq emprego existe, contratante tbm, o q me falta é a autorizaçao pra q eu possa requerer o visto junto ao consulado, se alguem tiver uma saida por favor me ajudem. Obrigada.

  81. Digamos que você já conseguiu a parte mais difícil: o emprego e o empregador! Realmente não é fácil conseguir o permesso mesmo assim porque o número de vagas é limitado e depende muito de sorte.
    Muitos brasileiros que trabalham legalmente na Italia tem permessos diversos: por motivo familiare, tem a cidadania italiana… como no meu caso. Se alguém conhecer algum truque especial e quiser dividir aqui no site ótimo. Mas imagino que seja mesmo uma questão de sorte, o número de permessos aumenta ou diminui de acordo com as necessidades do governo italiano.

  82. Olá Tatiana,

    Como Vai?
    Li a sua história e é muito parecida com a minha, estou indo mês que vem e para a região de Milão.
    Também estou ansiosa e preocupada, somos de Curitiba tenho um filho adolescente e um de 4 meses, meu marido está tirando a cidadania de já possui o permesso de soggiorno.
    Me diga como estão as coisas para vocês? Saiu como o esperado?
    Gostaria muito de ter notícias de vocês!
    Um abraço e obrigada

  83. olá…… souo brasileiro e amaria estudar e trabalhar na italia, amo esse pais, alguém poderia me ajudar? pois tenho vontade de verdade… obrigado

  84. boa tarde !! nossa C’e crise kk esto procurando un trabalho se alguem souber alguma coisa: bar restalrante badante portinaria loja qulaquer coisa tenho permesso

  85. oi meu nome é Patricia moro em Olinda Permbuco estou indo para Italia em Janeiro de 2013 tem curso de manicure depiladora e corte de cabelo e escova e nassagem e tam bem posso ser baba ou faxineira a companhate de senhoras sera que é facio a ruma vagade em prego em Roma.

  86. Olá Eliane como voce mora aqui na Italia ha muito tempo e é brasileira, deve saber de detalhes e jeitinhos que muitas vezes italianos não sabem.
    Sou missionaria, pertenço a uma organização missionaria internacional que existem em várias partes do mundo, mas infelizmente não está registrada ainda na Italia.
    Tenho um chamado missionario para a Italia. Vim com o visto de turista no dia 17 de abril, pois o meu visto religioso foi negado. Antes de tentar este visto religioso, tentei vir com o visto de estudante, pois tenho que estudar italiano, inclusive ja até paguei a universidade para estrangeiros em Perugia, e começo estudar agora no dia 02 de maio.. Mas o vice consulado italiano no ES me disse que eu não poderia tirar o visto de estudante por ser curso básico de italiano. Como não entendo nada deixei pra lá, não sei se é correto ou nao. Me aconselharam a dar entrada no visto religioso, porém foi negado.
    Por isso tive que vir com o visto de ´turista pois foi a porta que encontrei aberta. Mas tenho que conseguir uma forma de conseguir um tipo de visto que eu possa ficar mais tempo. Se puder me ajudar me dando alguma informação, ou me indicar alguem que possa me ajudar com estas informações eu irei agradecer imensamente.
    OBS: Hoje fez 8 dias que cheguei não sei se eu precisaria ir a algum lugar registrar minha chegada. Tendo em vista que estou como turista mas pretendo ficar mais tempo

  87. Bom dia a todos,

    Sou brasileiro, já fui a Itália por 6 vezes passar férias e digo a todos que amo essa terra. Minha vontade também é de passar uma temporada na Itália, trabalhando e estudando, e gostaria de maiores informações de como poderia fazer isso. Tenho desejo de trabalhar para me manter durante 1 ano ou 2 anos. Se alguém puder ajudar, estou esperando e agradeço antecipadamente.

    Arrevederci a tutti!!

  88. Bom dia a todos,

    Sou brasileiro, já fui a Itália por 6 vezes passar férias e digo a todos que amo essa terra. Minha vontade também é de passar uma temporada na Itália, trabalhando e estudando, e gostaria de maiores informações de como poderia fazer isso. Tenho desejo de trabalhar para me manter durante 1 ano ou 2 anos. Se alguém puder ajudar, estou esperando e agradeço antecipadamente.
    Arrevederci a tutti!!
    Buona domenica…

  89. Oi Rafael, boa tarde!?

    Assim como você eu também já estive de férias na Itália várias vezes e nutro um desejo de passar uma temporada maior lá, para estudar e quem sabe me estabelecer de vez. Aqui no Brasil eu sou servidora pública, mas tem muitas coisas na Itália que me atraem. É preciso tomar uma decisão. Boa Sorte para você.

    Arrivederci

  90. Olá ,Eliane ou quem possa me ajudar!!!!!Fui pra a it´lia por 2 vezes mais em situação de férias por 3 meses….Fiquei na casa do meu namorado e trabalhei em casa atendendo umas clientes pois trabalho como depiladora e mais algumas coisas na area da estetica….Quero ir trabalhar em roma gostaria de saber como faço para encontrar um trabalho na minha área e se alguém pode me dar alguma orientação….Desde já agradeço a atenção…..

    klaudia barros

  91. Oi..
    Sou académica de Enfermagem e vou iniciar minha Pós-graduação agora e gostaria de saber como faço para trabalha na Italia,pois vou proximo ano casar e iniciar a vida lá,vou todos os anos por 3 meses e falo bem Italiano.

    Desde já agradeço.
    Kamila

  92. ola tudo bem?
    estou indo a italia e tenho minha dupla cidadania e falo italiano.
    tenho aonde ficar ate começar a andar.
    sou tecnico em informatica e soldador profissional.
    o salario de soldador é bom?
    encontro emprego rrapido?

  93. Ola,
    eu sou engenheiro civil, aposentado.
    tenho dois filhos menores, 12 e 13 anos e gostaria
    de passar um ano na Italia, com eles, estudando.
    tenho rendas e não preciso trabalhar.
    Por favor, pode me orientar? Obrigado.

  94. Oi meu nome e Lucas, estou indo para a itália não a trabalho, mas para dar entrada na minha cidadania italiana, fiquei um pouco surpreso com as declarações que encontre neste site, mas estou indo assim mesmo pois nunca tive vontade de viver ou trabalhar na italia, mas poder resgatar um pouco dos meu antepassados, e também e claro conquistar meu direito de cidadão, pois acredito que este pais vai se levantar novamente pois e um povo lutador que não se entrega facilmente como nos brasileiros que temos que assistir nossos governantes roubando e continuando no poder, gosto do brasil mas infelizmente estamos ainda bem atrasados em respeito de democracia..

  95. olá! gostei muito do texto. eu e meu marido estamos planejando ir para a italia. ele é bisneto de italiano. vai pedir a cidadania e uns dois meses depois eu vou com nosso flhos (menino de 6 e menina de 4) . porem nao falamos italiano. so portugues e ingles. eu sou professora de portugues aki no brasil e meu marido é operador de empilhadeira. o que vc recomenda. queremos ir para roma. tem algumas dicas e conselhos para nos dar. fiquei sabendo que o governo oferece aulas gratis de italiano para extrangeiros é verdade. é verdade que a educaçao e saude sao publicas?
    grata-tatiana

  96. Ola, gostaria de falar com você, pois estou querendo ir passar um tempo na Italia, mas preciso de trabalho. Será que você pode me ajudar? facebook Florence Castello Branco.

  97. Oi Eliana…gostaria de saber se poderia me dar informações sobre cidadania italiana!nossa familia encaminhou a cidadania em 2008 com todos os documentos, e eramos os 10766 na lista de espera, e o consulado chamou a poucos dias o numero 6376. para eu encaminhar a cidadania italiana direto ai na Itália quais documentos, quanto em dinheiro eu vou precisar. não tenho ninguém para me ajudar ai na Itália, por isso estou pedindo a você. Acho que conversando com minha familia consigo reunir os documentos para ir a Itália fazer isso!!Desde já agradeço>>Lucas Fabricio

  98. Ciao Eliana!
    td bem?
    Vi que vc tem uma loja, como vim para a italia para fazer uma pos graduaçao em moda pensei que vc pudesse me ajudar! Agora moro em Roma.
    Sou formada em moda no Brasil e agora estou na italia para fazer a pos graduaçao! caso vc precise de alguem para trabalhar na sua loja me chama!
    meu telefone aqui na italia: 393428863570

    a presto!

  99. Gente me ajudem tenho 16 anos , acabei de me formar no curso de italiano que faço ha 3 anos, minha mae me disse assim que acabar os estudos , posso ir pra italia………. eu me formo da escola em 2014 …. e gostaria de morar um ano na italia para aperfeiçoar minha ppronuncia !!! a passagem pra ir eu consigo, agora pra mim me manter la ée dificil………… eu trabalho como babá já desde os 13 anos tenho uma esperiencia com crianças ….. na verdade sou TIA BRUNA para meus babinos ………….. eles me adoram …..
    o menino que eu cuido disse pra mae dele que que vim morar comigo !!!! a Isabela mae dele falou que tem ciumis ….. utimamente ele ta preferindo iooo …. ma va bene , sou esforçada limpo a casa e acordo todos os dias 5 e meia da manha e chego em casa as 2 pois estudo em uma escola vizinha da minha cidade , dai eu almoço limpo a casa – menos de segunda que eu volto pego o onibus e volto para o curso de italiano e cuido do jao pedro nas ferias ou quando a mae dele precisar sair , ir em uma festa e dexa ele cmg !!!!! a gente faiz banguça até tarde ( adoro criança que gosta de uma barra) …. agora dexo aki minha ajuda quem tiver disposto a me dar uma respostaaa estou aguardando !!!!
    quero na italia um serviço de baba, lavo pratos , na verdade sou multi usoo !!
    MEU CEL É 017 9785 47757
    meu face é Bruna Giacometi de Estrela d’Oeste interior de São Paulo

  100. Boa tarde..
    gostaria de saber como faço para conseguir visto temporário na Italia em Milão..
    pois gostaria de passar uns meses ou talvez uns anos para aprender a falar …
    pois não sei dizer nada melhor dizendo nem o português direito …
    mais tenho vontade de ir ainda esse ano para la.. queria saber como funciona pois gostaria de fazer um curso lá para aprender a falar.. e arrumar um emprego por lá também..
    Obrigada

  101. ciao eliana! me chiamo joao parlo benne italiano! me piacerebbe lavorare in italia.in brasile sono venditore. se poi aiutarmi con lavoro posso partire subito.facio qualsiace cosa.bacio spetto risposta.

  102. Eliana boa tarde ja fui em 2006 para italia fazer minha documentação italiana…adorei a experiencia …trabalhei em hoteis, restaurantes e num bar ah e ate faxinei algumas casas hauahua agora em 2013 penso em retornar mas gostaria de abrir meu proprio negocio…sou fotografa e me formo em julho de 2013 em biologia…gostaria muito de abrir um studio caprixado …tenho muita fe no meu trabalho e profissionalismo…o que voce me diria sobre esta area de trabalho????
    obrigado e felicidades a vc ai!!!
    meu face é DB central da fotografia

  103. Ciao Eliane, e a quem puder ajudar, hehe
    Morei na Itália em 2011 por 6 meses em Parabiago (Milano), mas quero muito voltar. Tenho a cidadania italiana, não falo fluente, mas o intermediário, estou estudando. Sei que a crise está feia, mas sou teimoso e amo a Itália, por isso qualquer lavoro. Eu sou baterista também. deixei minha página no linkedin, caso alguém quiser passou meu facebook ou msn. Per favore ragazzi!!! Amo l’Italia!!

  104. Ciao Eliane, e a quem puder ajudar, hehe
    Morei na Itália em 2011 por 6 meses em Parabiago (Milano), mas quero muito voltar. Tenho a cidadania italiana, não falo fluente, mas o intermediário, estou estudando. Sei que a crise está feia, mas sou teimoso e amo a Itália, por isso aceito qualquer lavoro. Eu sou baterista também. deixei minha página no linkedin, caso alguém quiser passo meu facebook meu msn é [email protected]. Per favore ragazzi!!! Amo l’Italia!!

  105. Olá Eliana.

    Tenho cidadania italiana e passaporte italiano.

    Sou engenheiro químico e trabalho na área a 12 anos. Este tipo de trabalho é fácil conseguir na Itália e é bem remunerado?

    Sendo cidadão italiano, quais documentos preciso?

    Quanto custa um apartamento de 100 m² na Itália? É fácil comprar?

    Muito obrigado

    Matheus

  106. Matheus,
    Para quem tem dinheiro tudo é fácil.
    O valor dos imóveis depende da cidade, da localização e do estado de conservação (lembrando que por aqui é fácil encontrar apartamentos com mais de 50 anos de vida).
    Em uma cidade como Florença um apartamento de 100 m2 custa a partir de 400 mil euros, dá uma pesquisada no site casa.it Abs Barbara
    PS: A garagem nem sempre eh inclusa, uma garagem em uma zona nobre pode custar mais de 60 mil euros (uma vaga e nao um box).

  107. Ola Barbara!! Gostaria de uma informaçao por favor!! Estou em Milao desde junho passado, portanto ja estou ilegal!! Tenho serviço e a pessoa pra fazer o contrato de trabalho pra mim!!! Minha duvida è : tem como fazer eu estando ilegal? o q preciso fazer pra me tornar legal sem retornar ao Brasil? Me ajude por favor!!! Eu nao pretendia ficar, porem conheci um rapaz e estamos apaixonados, e agora nao sei como fazer pra me legalizar, e ilegal è quase impossivel ficar aqui!!! Tenho comprovante do bilhete de volta que vai vencer em março, sera que ajuda de alguma forma???

    Obrigada!!!

  108. Oi Fernanda, td bem?

    Essas histórias de amor…
    A informação que eu tenho é que vc precisa estar no Brasil para obter o visto de trabalho. Mas pesquise em outras fontes oficiais: questura, consulados, patronatos.
    Quem sabe o fabio do http://www.minhasaga.org sabe algo a respeito.
    Eu fiz tudo regular.
    Abraços e boa sorte,
    Barbara

  109. Muito Obrigada Barbara, entao eu ja pesquisei e parece que nao tem jeito!! Mas como sou nova por aqui, achei que era falta de conhecimento mesmo!! Mas a coisa è muito complicada!!!

    Um Abraço e parabens pelo seu espaço!! Muito esclarecedor!! E voce muito atenciosa!!!

  110. É, não é muito simples mesmo. Talvez seja mais fácil você tentar descobrir se existe algum um parente europeu na sua ascendência… :)
    Obrigada e até a próxima!
    Barbara

  111. Barbara, muito obrigado pelas informações.

    E sobre o trabalho como engenheiro por exemplo, será que consigo ou o ideal é sair com tudo certo por aqui, ou seja, consultar vagas por aqui? Eu tenho passaporte italiano e cidadania. Se eu chegar aí é só procurar ou mesmo assim dependo de documentação para trabalho?

    Obrigado novamente.

    Matheus Carvalho

  112. Barbara, muito obrigado pelas informações.

    E sobre o trabalho como engenheiro por exemplo, será que consigo ou o ideal é sair com tudo certo por aqui, ou seja, consultar vagas por aqui? Eu tenho passaporte italiano e cidadania. Se eu chegar aí é só procurar ou mesmo assim dependo de documentação para trabalho?

    Obrigado novamente.

    Matheus Carvalho

  113. Oi Matheus,
    O ideal é sair com tudo certo do Brasil, porque aqui está a maior crise. E a última coisa que você deseja, é perder meses para conseguir um emprego de 900 euros ao mês, e quem sabe nem na sua área. Depois você vai ter que gastar todo o salário em terapia, para recuperar a alta estima… rs!
    Boa sorte, abs
    Barbara

  114. Oi Bárbara. Nossa, mas nem empregos que exigem nível superior e já com experiência não pagam mais que 900 Euros?
    Você consegue me listar quais as principais cidades da Itália e qual a principal economia destas cidades, por exemplo, turismo, comercio, industria…
    Tem alguma especifica onde se concentram as industrias?

    Gastar em terapia é dose..rs

    Obrigado novamente.

    Matheus Carvalho

  115. OI Matheus,
    As diferenças salarias na Italia nao sao como no Brasil onde um chao de fabrica ganha 1000 reais, uma secretaria 3000 e um gerente 10.000.
    Aqui as diferenças sao mais sutis.
    Obviamente para diretores de grandes multinacionais a coisa muda de figura, mas a Italia eh formada principalmente de pequenas empresas.
    Minha sugestao eh que vc use um pouco o Wikipedia para obter informaÇões sobre cada cidade da Italia.
    E se vc ja sair empregado do Brasil a coisa fica mais facil, pq como disse, a Europa esta em uma crise absurda, tem gente que questiona inclusive se o Euro existira nos proximos meses. A Italia esta no meio de um furacao, vc tem certeza que quer vir morar aqui? Uma coisa eh passar ferias, outras eh mudar completamente.
    Abs
    Barbara

  116. Olá Barbara,

    Sou fotógrafa e se Deus permitir estarei indo em setembro pra Itália. Mas pretendo ficar para poder trabalhar com fotografias e estudar fotografia aí. Há anos atrás fiz um estudo básico de italiano, mas hj não sei mais nada. Nessa área eu consigo algo fácil? Para que eu tenha o direito de cidadania é mais fácil eu buscar daqui do Brasil, ou só aí? Pois sou descendente, meus tataravós eram italianos. Grata pela valiosa ajuda.

    Livia

  117. Barbara, mais uma vez obrigado pelas respostas.
    Realmente é uma coisa muito estranha que esta ocorrendo, os países da Europa em crise e o Brasil decolando em termos de economia. Porém ocorrem muitas coisas no Brasil que não sei até quanto vale a pena, corrupção, impostos altíssimos sem retorno, impunidade, etc. Sem que existe em todos os ligares, mas aqui é demais. Não necessariamente tem que ser a Itália, gostaria muito de um pais de primeiro mundo, como Alemanha, onde tudo funciona, educação, saúde, etc. Mas não tenho pressa, é mais curiosidade e quem sabe um dia, passar um período de experiência, que com certeza vai agregar muito. Também fico pensanso já que tenho a cidadania, porque não aproveita-la? E vc, quanto tempo esta aí? Pretende voltar ao Brasil?

    Abraços

    Matheus Carvalho

  118. Oi Matheus, tudo bem?
    Realmente o Brasil ainda tem muito que melhorar, especialmente no quesito igualdade social. Não dá para ter em uma sociedade uma enorme quantidade de pessoas que crescem nas ruas ou em favelas e que, por falta de educação, saúde e perspectivas tem como trabalho diário, roubar.
    Nao dá para viver em um país tão desigual, tão violento, onde a vida humana vale pouco.
    Eu saí do Brasil em 2005 e estou na Toscana desde então.
    Não foi nada fácil, mas depois de quase 8 anos consegui viver a vida que gostaria de viver e neste momento não voltaria para o Brasil. Mas para alguém que ainda está aí é diferente: recomeçar aqui agora é quase uma loucura, a menos que voce dê sorte de encontrar um trabalho dai. Só que é difícil. as empresas estão fazendo o caminho inverso: levando profissionais da Italia para o Brasil.
    Não sei como é viver na Alemanha. tb deve ser dificil, embora o país esteja em uma situação melhor do que a Italia. Lugar perfeito nao existe e muita gente depois dessa experiencia descobre que adora os defeitos do Brasil. Reflita com calma, se quiser d´uma pesquisada nos textos antigos do http://www.brasilnaitalia.net

  119. Livia
    Aqui na Italia vc vai precisar de 3 vezes o esforço que faz aí no Brasil para conseguir trabalho e reconhecimento. Mas diz o ditado: “agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Boa sorte!

  120. OI..Sou estudante de enfermagem (universitária) e pretendo fazer minha pós graduação na Itália mais precisamente em Roma, aprendi um pouco da língua mas já me matriculei em um curso de 1 ano para poder estar em condições de estudar lá. Gostaria de saber se vcs conhecem alguma enfermeira brasileira que estuda na Itália e trabalha. Gostaria de fazer amizades para que eu possa dividir um AP quando eu for. Pretendo permanecer somente o tempo do curso de pós, se der certo com emprego eu estico um pouco para fazer Mestrado. Não sei ainda como funciona isso por lá. Caso alguém possa me ajudar com informações eu agradeço. meu facebook : https://www.facebook.com/vivi.araujo.5

  121. Olá pessoal espero que todos estejam bem….pois é acredito que a maioria das pessoas que sonham em sair do Brasil não é só por questões economicas e sim, segurança, conforto a seus filhos, educação nao digo só educação de escola não falo daquela educação no dia a dia que falta em muitos brasileiros hoje.
    Morei por 5 anos no Japão e conquistei muitas coisas no Brasil, mas como disse dinheiro não solução, eu fui passear no Brasil e me deparei com uma onda de violencia, pessoas usando drogas em plena luz do dia, traficantes nas escolas, ruas sujas, povo sem educação, servidores publicos se achando a ultima bolachinha do pacote e por aí vai, se eu for falar creio que encherei essa pagina , o que não é pra isso esse espaço.
    Então pessoal não liguem pro que algumas pessoas aqui dizem que italia, a Europa ou Japao está ruim, sevoce tem um sonho e quer ir conquista-lo so tem um jeito de saber se vai dar certo, é voce tentando.
    Melhor voce ser considerado um derrotado batalhando do que um covarde frouxo que se amendrotou so porque alguem disse que ta crise e tal…querem saber??? desde que nasci no Brasil e me conheço por gente o Brasil vive em crise, nós todos somos filhos gerados de crises. ese voce é do tipo daquele brasileiro guerreiro vai a luta e vença, de seu melhor aqui fora.
    Estudem, não tentem sem pelo menos um estudo, seja falando ingles, japones, italiano ou espanhol, mas estudem, façam cursos tecnicos de 6 meses e 1 ano algo rapido mas que voce sabe que pode te servir por onde passar.
    No demais é isso, gambaté a todos *se esforcem) e vamos pra vitoria.

    Parabéns a autora do site, voce demonstra ser generosa, inteligente e pura de coração e alma ajudando outras vidas. beijos.

    Marcelo Tabata Japan

  122. Boun Giorno,
    Estou em Roma no centro a 01 mês e ainda não falo fluentemente o idioma, mas estudando todo dia para melhorar, gostaria de dicas e se souber um lavoro aqui e roma, estou disposto a trabalhar em qualquer area….
    Ultimo trabalho no Brasil foi promoter em uma das baladas mas conhecida de Campinas/sp(Gold Streetbar)
    Vou deixar meus facebook caso queiram add para contato e informações sobre vaga de trabalho em aberto.
    Perfil 1° = https://www.facebook.com/jhou.roder
    Perfil 2° = https://www.facebook.com/profile.php?id=100003158145062&ref=tn_tnmn
    obrigado

  123. Boa tarde!Sou téc d enfermagem e procuro uma oportunidade de emprego na itália.Fiquei sabendo d uma agência q contrata mas não sei o nome.Gostaria d maiores informações a respeito d vagas na minha área.Aguardo retorno.Obrigada.Andrea

  124. ola
    eliana
    pretendo abrir um restaurante ai em milão
    tenho uma amiga que ja mora ai
    ela se casou com um italiano a 4 anos
    como eu conseguiria esse visto
    vc pode me auxilair em alguma informação
    att
    nan

  125. Boa Tarde,
    Sou de Santa Catarina e curso Eng. Elétrica.

    Gostaria de fazer um work and study para aprender italiano. A situação atual da Itália tanto financeira quanto social é indicada para tal ação ?

  126. Boa tarde a todos, por favor, tenho uma dúvida, esta informação não esta bem clara neste site, se algue´m souber e puder me ajudar agradeço, por exemplo, se eu tiver alguém que me oferece trabalho subordinado por tempo determinado ou indeterminado o que preciso fazer?? basta levar uma carta deste empregador no consulado? Quais documentos necessários? o que preciso fazer?
    Grata
    Adriana

  127. esse ano vou estudar em uma universidade, durante 1 ano, na Itália pelo Ciência sem Fronteiras, provavelmente conseguirei o visto. Mas o meu problema é, existe como o meu esposo ir junto comigo e ele conseguir visto para ficar lá (visto para trabalhar), ou de alguma outra forma?
    Gostaria muito de saber sobre isso. Espero ansiosamente pela sua resposta.
    Muito obrigada!
    Ingrid

  128. Ola, gostaria de saber como faço para ter o visto para poder trabalhar na Italia eu vou ir em 2014 para morar, pois nao possuo cidadania , e quero saber se solicito o visto aqui no Brasil ou quando chegar ai ?? aguardo essa informação

  129. Olá!

    Você precisa de ajuda financeira?

          Inscreva-se agora para todos os tipos de empréstimos e obter dinheiro urgentemente!

    * Nomeações montante do empréstimo que varia de 5.000 euros para 500 000,00 Euro
    * A taxa de juros é de 3%
    * Escolha entre 1 e 16 anos de reembolso.
    * Escolha entre plano de pagamento mensal e anual.
    * Termos e condições da flexibilidade empréstimo.

    Todos estes planos e muito mais, entre em contato conosco.

    [email protected]

    sinceramente
    gestão

  130. Você precisa de um empréstimo rápido? Você tem dívida que você deseja limpar? Você está financeiramente para baixo e você precisa estabelecer um negócio? Será que o banco virou para baixo, como resultado de seu mau crédito? Não se preocupe mais como o lex empresa empréstimo bispo para dar-lhe um empréstimo a juros baixos rate.If você está interessado em nossa oferta de empréstimo e gostaria de pedir um empréstimo, entre em contato conosco hoje através do email: [email protected] para mais informações !

  131. Tudo bem eu posso falar conheso italia estive em palermo morando es um pais tranquilo tem muitas etnias de diferentes paises do mundo..ok vc quer trabalhar la na italia..1° por que vc quer ir a italia trabalhar…? 2°vc tem como se sustentar no maximo 3 meses para ficar em italia?…4.vc save ablar italiano ? ou parla la lingua italian…?…tudo bem vc de repente quer se fazer america na italia…? por que tem euros…? olha nao é bem asim certo si vc quer trabalhar la na italia entre encontato comigo…ok abraçao..

  132. Boa noite! gostaria de saber de alguém que mora na italia se a mao de obra referente a instalações elétricas seria bem vindas no pais, tenho cursos de eletricista e um ótimo conhecimento na área, aguardo uma resposta de alguém. valeu!!!

  133. Olá tudo bem
    Estou sendo contratado por uma empresa italiana q vai vir pro brasil,
    faz parte do processo eu passar por um treinamento de 3 a 6 meses tudo por conta da empresa na Itália o salario e quase o que eu ganho aqui não falo outra linguá mas é tentador.

  134. Olá…
    Estou procurando todo tipo de ajuda e informação.
    Eu tenho 20 Anos e tenho dupla cidadania. Eu falo o básico em Italiano e pretendo viajar e morar na Itália.
    Essa seria a minha primeira ida a Itália. Eu ainda não firmei raízes no ‘Brasil’ e tenho muito pouco interesse em continuar aqui, meu sonho está em ir pra Itália e forma minhas Raízes por lá.
    Então aceito toda informação, principalmente sobre emprego, estadia e gostaria de saber se os cursos no ‘Brasil’ são validos na Itália.

  135. Oiii meu nome é Patrícia eu faço Moda aqui no brasil e termino em 2015. Já vi programas para fazer mestrado em moda em milao italia só que quero muito trabalhar e estudar especifico em moda si possivel eu fis varios cursos, Corte e costura basico, corte e costura avançado, modelagem industrial, desenhoo de moda, desenho de moda especialização e produção de moda. Eu faço de tudo um pouco :)
    Queria muito uma ajuda nao queria chegar em milao e ficar os 8 meses sem trabalho e só gastando com os estudos, por que quando acabar o mestrado em moda quero ficar em milao morar mesmo.
    agradeço muito si respondesse a minha pergunto
    Brigada :)

  136. Oi amigo.. Eu gostaria de saber se você ou alguém poderia me ajudar. Sou jogador de futebol e meu irmão Ta querendo me levar pra tentar a chance na Itália. Se alguém poder me ajudar eu agradeço!

  137. @Abimael
    Infelizmente não tenho dicas para te dar, mas se você conseguir o que deseja, venha aqui compartilhar seus conselhos com a gente. Um abraço,
    Barbara

  138. oi,trabalho na área da contrução civil estou querendo tentat emprego na italia sera que consigo nesta área sou filho de italiano e pretendo tirar minha cidadania se alguém poder me dar umas dicas agradeço

  139. A área da construção civil está meio paradona neste momento na Itália. Com a crise, as pessoas não compram mais casas porque o acesso aos financiamentos é mais difícil e, consequentemente, o ritmo das novas construções caiu muito nos últimos 12-24 meses.
    Se mesmo assim você quiser vir, deve se informar o que é necessário para atuar na sua profissão aqui, se o seu diploma universitário é válido, essas coisas. Na sua área, não sei te informar.
    Um abraço,
    Barbara

  140. OI, Eu sou aposentada, tenho 62 anos, estou em plena forma, super inteira e jovem. Passo por 50 anos otimamente. Sou ítalo-brasileira, falo o italiano e o compreendo perfeitamente. Estou me preparando para morar na Itália já há um bom tempo. Já passei um mês em Bologna passeando por cidades do norte e mais Roma. Adoro.
    Acredito que posso arrumar um trabalho bacana se me conhecerem. O meu currículo é muito bom e sou correta e responsável. Tenho a Fac de Turismo, sou professora e sou ótima em organização. Incansável . Adoro trabalhar e fazer bem feito. Ponto de Honra. Pretendo e vou me mudar em março de 2014.Tenho certeza que o meu momento é agora. Estou pronta. Preciso de ter um apoio brasileiro na Itália. É por isso que escrevo aqui. Obrigada. Estou contando com vocês. Um abraço, MH

  141. olá li o artigo e me interessei tenho um primo em roma e um ex patrão italiano em florença.. sou bartender, faço elaboração de drinks e coocktails e (flair) malabarismo com garrafas…. meu intuito é juntar grana por pelo menos uns 6 meses e mandar p ca…. sera q eu consigo???? não falo italiano e bem pouco inglês…

  142. Boa tarde Elaine ! Meu nome e Juliano tenho 26 anos morro em santa Catarina Brasil , gostaria muito de poder trabalhar na Itália eu trabalha ate mês passado mas fui demetido depois de 6 anos , cuido de meu irmão ele tem 24 anos onde em fevereiro ele fpi atropelado e ficou paraegico não temos Mae e somos apenas nos , gostaria muito de uma ajuda de ir trabalhar fora e ganhar dinheiro pra dar uma vida tranqüila pra ele se alguem poder me ajudar a conseguir trab fora agradeço desde já . Face Juliano Silveira .cidade Criciuma . Santa Catarina

  143. Oi Barbara,
    estou procurando informaçoes sobre visto de trabalho na Italia e cheguei ate aqui. Infelizmente nao encontrei a resposta que procuro, mas quem sabe vc pode me ajudar.
    Sou brasileira, moro na Austria desde 2009 e sou casada com um Austriaco. Que tipo de visto eu preciso pra trabalhar na Italia? Nao tenho nacionalidade Austriaca e nao sei quais direitos o casamento me dá dentro da UE.
    Obrigada desde já,
    Monica

  144. Boa tarde Barbara,
    tenho 55 anos de idade e dupla cidadania( passaporte e carteira de identidade italiana) ..morei a mais de 20 anos atrás em Vicenza e trabalhei por 1 ano lá…minha pergunta é se puder me ajudar claro,
    sou sozinho e gostaria de voltar a viver na Itália tenho uma pequena loja de informática aqui no Brasil e gostaria de saber como funciona a aposentadoria por tempo de serviço e por idade na Itália se você souber, e se no meu ramo posso conseguir algum emprego.
    Obrigado pela atenção

    Paulo Bottan

  145. oi barbara estou no brasil e estou querendo ir trabalhar na italia, tenho um amigo que mora la a seis anos e me disse que na empresa onde ele trabalha estao prescisando de uma pessoa, tanto ja falou de mim e esta tudo certo, mas minha duvida è que devo fazer. esta pessoa deve me mandar qualquer documento pra mim aqui no brasil, por que se vou a trabalho devo pedir um visto per lavoro certo. obrigado espero uma resposta junior.

  146. Boa Noite , eu Andre estamos pensando em ir morar na Italia ano que vem para trabalho gostartia de algumas dicas pois trabalho com entrega de comidas teria alguma cahce ai na Italia ??/ aguardo sua resposta em meu e-mail [email protected] obrigado pela atencao , Andre Nassar e Familia

  147. bõa noite meu nome e Adeilce gostaria muito de trabalhar na italia.
    como secretaria do lar,cuidadoura de idoso,servicos gerais,tenho curso de primeiros socorros,conzinheira,conzinho muito bem,tenho expreriençia em todas estas areas, mim ajude eu arrumar um emprego lá estou disponivel pra viagem imediata.AGRADEÇIDA.
    meu face e o mesmo nome ADEILCE SANTOS.

  148. ola, estou a um ano na italia e estou ilegal, gostaria de saber se e posivel fazer um contrato de convivencia,e se com o contrato de convivencia posso fazer o permesso di soggiorno. beijos!

  149. Olá, estou um pouco cansado do Brasil, pretendo abrir algo na Itália, mas não sei em que região e o que montar. Existe algum site italiano onde posso ver a carencia em cada região? Derrepente como vi aqui, poderei até fazer algum tipo de recrutamento. Obrigada e sucesso.

  150. ola, Eliana, como esta? pode me dar uma informação, queria saber como está a situação da Italia, nesse momento para trabalhar e morar? pois estou indo atras da dupla cidadania e penso em ir para a Italia! mas tenho 31 anos, vc acha que vai ser mais dificil por causa da idade? ou nao tem nada haver, se eu for poderia entrar em contato com vc para vc me dar uma ajuda na adaptação

  151. Estou em Verona num convento de Padres amigos de minha mãe. Vim para tirar dupla cidadania, Estou precisando de um trabalho informal, pois a grana não vai dar. Falo Ingles e Espanhol.
    Quem puder me ajudar.

  152. ola eliana , gostaria de saber como são as oportunidades de trabalho ai na itália, tenho amigos q moram em Bari, e estou pensando em vizita-los , apesar de ser casada sou formada em comunicação e odontologia , mais nao estou muito feliz com minha vida aqui no brasil , ja conversei com meu marido q tem emprego fixo , mais ele disse q se eu for e conseguir uma boa oportunidade ele pode ate pensar em ir tambem …… gostaria de um concelho seu por gentileza… felicidades sempre !!!!

  153. Barbara olá
    Estou no Brasil , tenho amigo que tem uma empresa de venda de carros em Roma, muito bem sucedido por sinal , e tem como me arrumar um emprego e o visto de permissão para trabalhar. Na real situação italiana vc acha que tem como alguém se manter em roma com um salário de 2 mil euros?
    Obrigado!! Seu site e ótimo

  154. Olá André,
    Digamos que 80% dos italianos sobrevive com um salário igual ou inferior a 2 mil euros, portanto, sim, dá para viver. Agora se vai ser uma vida confortável, isso vai depender dos seus hábitos no Brasil e de quanto você está disposto a mudar de vida.
    Afinal o estilo de vida italiano é muito diferente do brasileiro.
    O Ducs Amsterdam uma vez escreveu um texto muito bom sobre isso aqui: http://www.ducsamsterdam.net/da-relacao-entre-limpar-proprio-banheiro-abrir-sem-medo-mac-book-onibus/
    Um abraço, Barbara

  155. Olá Bárbara !
    Tenho pensado em passar uns tempos na Itália, para ver se me adapto para morar. Sou aposentada, tenho um salário correspondente a mais ou menos 2000 euros e gostaria de viver numa cidade da Toscana : Lucca/Siena /Prato, Massa…não sei ainda. Como aposentada aqui no Brasil, quanto tempo posso ficar ? Sendo aposentada, não vou tirar o emprego de ninguém, não é ? Por esse motivo, é possível que eu possa morar aí ? quero ficar por, pelo menos 1 ano. O que vc me sugere? onde posso buscar informações mais detalhadas ? Como é o sistema de saúde aí ? Abraços e muito obrigada

  156. Estou indo para a Itália no mês de março tirar minha cidadania evou fazer um curso de italiano durante um mês e gostaria de ter contado com alguem que esteja indo ou que ja esteja la atraves de meu e-mail [email protected] ou face anacleto peotta.

    Sendo so,fico no aguardo
    Arrivederci

  157. Salve!Io abito in Italia da più di 25 anni, sono molto felice di vivere qui, perché anche se Italia sta passando per una forte crisi finanziaria, si sta molto meglio qui in Italia che in Brasile!!Aiuto anche a brasiliani che vogliono imparare l’italiano insegnando la lingua, e dando in affitto camere in casa. Aiuto in quello che posso se vogliono fare la cittadinanza italiana. [email protected]

  158. Ola, meu nome é Renata, sou decendente de italiano, porem nao tenho cidadania ainda, mas o permesso, pois minha irma é naturalizada , casada com italiano e mora aqui a quase 16 anos…
    Cheguei aqui a 3 meses , vivo em Sanremo, porem nao estao tal facil encontrar um emprego aqui… Estou procurando na ares de bar e restaurante como garconete, ou ate mesmo como babysitter ou badante ( que cuida de criancas ou idosos)
    Se alguem souber de algo pode me escrever por [email protected]

    Grata,

  159. Procuro uma pessoa responsavel residente em Roma de forma regular, possivelmente com formaçao turistica para trabalhar no setor reservas. Somos uma pequena empresa familiar portanto no incio seria um trabalho informal mas com possibilidade real de contrato apos periodo de 6 meses.
    Favor contatar [email protected]

  160. ola barbara aconpanho com muito gosto o que vc faz para ajudar a muitos brasileiros como eu que querem ir viver em italia. tenho cidadania italiana desde 2012 já com o passaporte italiano em mãos aqui no brasil tenho uma reformadora de moveis estofados e levo uma vida estável para os padrões do brasil se e que fui claro.no ano de 2000 fui trabalhar em Portugal e la estive quatro anos na construção civil vivendo ilegal mesmo assim me adaptei muito com a maneira de viver do europeu . além da prafissao que tenho aqui e que trabalhei em Portugal como pintor sou também camionista . teria eu oportunidades de trabalho em italia?ei que há crise, mas espero que melhore antecipadamente agradeço espero uma resposta um abraço

  161. Olá, vivi em Milão de 1991 até 2008. Achei o artigo do site um pouco pessimista e exagerado. Não é verdade que um salário na Italia está em torno de 1000 euros por mês para uma pessoa legalizada. A média é muito mais alta. Para quem tem alguma formação superior a renda é muito boa, mesmo que não seja reconhecida na Itália. Os benefícios de um trabalhador italiano são inúmeros sem contar a qualidade de vida extremamente elevada comparada com a brasileira. Isso sem levar em conta o acesso à saúde de qualidade praticamente grátis pagando uma taxa mínima ao Estado. O custo de vida é muito alto mas de qualidade. Se você é legal tem dezenas de facilidades como financiamentos com juros muito baixos, facilidade para adquirir um automóvel e enfim muitas facilidades que no Brasil as pessoas nem ousam sonhar. Realmente a Itália está passando por uma crise e os contratos a tempo indeterminados não estão a disposição como no passado. Mas mesmo assim, contratos a tempo determinado possuem todos as garantias pela lei Italiana, garantem acesso à saúde pública, dependendo do acordo cobrem férias e doenças e são mais altos que os de tempo indeterminado porque o trabalhador não tem direito a FGTS. Portanto recebe mais que um trabalhador a tempo indeterminado.
    Para quem não tem formação acadêmica e está disposto a trabalhar como costureira, cozinheiro, pedreiro, etc..etc pode contar com um salário muito bom. Um bom cozinheiro pode ganhar até 3000 euros por mês. O mesmo vale para um pedreiro. Essas profissões são chamadas pelos italianos de profissões que os italianos não querem mais exercer e portanto os salários são ótimos para quem é legal.
    Não aconselho ninguém a ir para a Itália e tentar viver ilegalmente. Tudo se torna praticamente impossível e extremamente difícil. Para quem não tem dupla cidadania aconselho primeiramente aprender a língua, que não é nada fácil como muitos dizem, e procurar um emprego através de sites de empregos. Se tiver sorte, mas muita sorte mesmo, uma empresa italiana pode te contratar em conseguir o visto para você. No mais, pode ter certeza que trocar a crise brasileira pela crise européia não é definitivamente trocar “seis por meia dúzia”….a diferença é enorme.
    Antes que alguém me pergunte porque retornei vou já informando que foi por motivos familiares.

  162. Gente tenho 17 anos e pretendo ir para itália quando terminar a escola, tenho uma madrinha que mora lá em monte catine mas não tem condições de me ajudar, queria ir para itália para trabalhar e quem sabe fazer uma faculdade, ando pesquisando sobre tudo de lá, mas tenho medo de ir e me dar mal, é meu sonho sair daqui, já moro sozinha porque perdi minha mãe aos 15 anos e prometi a mim mesma que iria ser alguém nessa vida, ser independente, não ligo de trabalhar como diarista,em bar, qualquer emprego seria ótimo afinal é de pouco em pouco que crescemos,vocês acham que vai ser muito difícil arrumar um emprego? E alguém poderia me informar como faz para fazer parte de um departamento policial ai? Quero muito parte policial assim que eu conseguir um emprego e se eu for pra lá,quero proteger, e fazer algo que eu gosto futuramente, se alguém puder me ajudar com essas informações ficarei grata. Obrigada desde já.

  163. Tenho 17 anos moro no Brasil e quero muito ir para itália daqui dois anos, trabalho em uma rede de cinema aqui no Brasil,já fiz cursos de Vendas porém quero ser policial, ai na itália é dificil exercer essas profissão? Obrigada, qualquer coisa se puderem me responder no meu e-mail: [email protected]

  164. Olá, bom dia! Sou motorista profissional e sou habilitado para caminhões, tenho facilidade para conseguir o visto! Você sabe como é esse campo aí? Desde já agradeço!

  165. Gente sou brasileiro casado eu minha esposa estamos de malas prontas pra ir pra ate meio do ano quero estar ae tenho 21 anos minha esposa 26 somos mato grosso do sul queremos trabalhar em qualquer área presiço de alguem que esteje na Itália e queira dividir AP com gente porque meu medo e chega ae naum conseguir lugar pra morar temos economia pra se mantemos por um tempo ae ate arruma serviço meu imail [email protected]

  166. Olá,
    Este é informar o público em geral que a Sra. Esther Veritas, um emprestador empréstimo privado tem abrir uma oportunidade financeira para todos que necessitam de qualquer ajuda financeira. Nós damos o empréstimo a uma taxa de juros de 2% para os indivíduos, as empresas e as empresas sob um termos e condições claras e compreensíveis. contacte-nos hoje por e-mail para: ([email protected])

  167. OPORUNIDADE ÚNICA!!! VENHA FAZER PARTE DA NOSSA EQUIPE!!

    Se você é português ou tem dupla nacionalidade (Brasileira-Europeia), a empresa Port Montage está selecionando canditatos para um projeto no Brasil e Holanda.

    As vagas são: Instrumentistas, Electricistas, Soldadores, Serralheiros, Tubistas, Caldeireiro e Operador de Guindaste. Interessados podem enviar e-mail com seu currículo completo e certificados.

    [email protected]

    http://www.portmontage.nl

  168. Olá, bom dia! Sou enfermeira e tenho grande interesse em trabalhar na Itália. Gostaria de saber se consigo me legalizar através do meu filho que é cidadão italiano, pois morei na Itália no período de 10 anos e tinha o permesso di soggiorno, pois era casada com um cidadão italiano. Falo fluentemente italiano, espanhol e inglês. Aguardo sua resposta. Obrigada!!!

  169. Boa tarde, queria apenas uma informação, minha esposa tem cidadania italiana e minhas duas filhas também, entrei com o pedido no final do ano passado e o processo esta em Roma, acredito que leve em torno de 3 anos para sair o meu.
    Então, minha dúvida é, se caso eu quiser ir antes para a Itália, pois estamos pensando em ir morar ai, será que eu posso trabalhar lá através de algum tipo de permesso? se tiver, como proceder? obrigado.

  170. Bom dia Barbara, eu li todo teu blog e não achei nada que fale sobre marido de italiana, não sei se entendi direito, na realidade queria saber se existe algum permesso de lavoro para o marido sendo que a mulher tem passaporte, obrigado.

  171. Obrigado Barbara, entendi, mas morar é uma coisa, trabalhar é outra, queria saber se posso trabalhar não tendo meu passaporte em mãos ainda, com este visto de “ricongiungimento familiare” posso trabalhar legalmente ai? obrigado.

  172. Achei a resposta para o que eu estava procurando, valeu Barbara, “Segundo a legislação italiana, os familiares estrangeiros de um cidadão italiano gozam de um status especial, que permite a eles o direito de entrar na Italia e solicitar uma permissão de estadia com a primeira validade de 5 anos e em seguida poderá ser renovada por tempo indeterminado.”
    Se puder ajudar alguém peguei neste blog:
    http://www.minhasaga.org/2014/03/visto-de-conjuge-de-cidadao-italiano.html
    Valeu.

  173. Bom dia Eliana e cia, estou na Italia a quase 3 meses, meu visto de turista é até o final de junho, eu consegui um emprego com um amigo em uma loja de artigos esportivos, gostaria de saber a documentação necessária para eu poder entregar pra ele … Estou in pro brasil agora e retorno a Milão em setembro/outubro, ai agilizo toda a documentação pra retornar sem dor de cabeça. Desde já agradeço e parabenizo vcs por algumas discussoes que sao extremamente necessárias.

  174. Obrigada pela dica Marcos. Depois conta para a gente se deu certo o seu processo e como foi. Afinal, cada experiência é única… :) Um abraço e até mais, Barbara

  175. bom dia ..a todos brasileiros que estão na italia .

    me chamo magno.

    estou indo para italia e gostaria de pedir a todos que morem ae que se podesse me ajudar a encontrar um emprego ficaria muito grato gosto de fazer amizades e ficaria feliz em fazer novas amizades em italia….. se estever alguem aque saiba de algum emprego só avisar obrigado pela atenção ……….obs:::::deixo aqui meu facebook e meu email

    https://www.facebook.com/magno.rodrgues
    email: [email protected]

  176. Boa Tarde Eliana ! tudo bem ?

    Eu estou pensando em ir para a Itália ,morar . você disse que tem uma loja de roupas , certo ?
    Então : faço roupas de surf como : Moleton , camisetas e acessórios de surf e skate . Deixo aqui o meu site , http://www.fashionlightsurfboardbr.com.br
    Tenho preço especial para lojistas .
    Um Abraço

  177. Oi, adorei o site…tenho tirado muitas dúvidas aqui lendo o que cada um comenta..
    Sou dentista e meu noivo é fisioterapeuta, ele tem cidadania italiana, mas ainda está em processo…estamos pensando em mudar para Itália e gostaria de saber como podemos atuar como dentista e fisioterapeuta…seria necessario validar nossos diplomas, mas alguém poderia me fornecer informações mais precisas?? Obrigada desde já.

  178. Olá Barbara, tudo bem? Sou advogado estou pensando em fazer uma especialização em Pisa. Considerando que dependendo do curso escolhido poderá durar 2 anos ou mais, sendo assim, gostaria de saber se posso trabalhar (se possível na minha área). Sou casado com italiana nata, filho de 5 anos com dupla cidadania, mas ainda não solicitei a cidadania que tenho direito.

    Parabéns pelo site!

    Abs

  179. Estou alguns anos no Brasil, gostaria de trabalhar no setor de ( comando de operários, coisa que eu sempre fiz toda a minha vida e não gostaria de mudar… Obrigado…

  180. Boa tarde. Sou fisioterapeuta com especialização e mestrado. Tenho experiência em fisioterapia desportiva e tenho cidadania italiana.
    Tenho interesse em trabalhar na Itália ou fazer um curso de especialização voltada para a área desportiva.
    Onde devo procurar? Como devo proceder? Pois não tenho nenhum conhecido neste país que possa me ajudar
    Abraço

  181. Olá Bárbara, estou em Roma à 2 semanas e procurando trabalho, sou cidadão alemão tb ou seja, sem problemas com visto. Mas depois de duas semanas e nenhuma resposta, apenas que estão analisando o CV. Estive na alemanha em junho e agora que estão respondendo meus cvs. Gostaria de saber se aqui tb é assim? Isso me deixa um pouco frustrado.

  182. Ola sou enfermeiro e gostaria de ir para a italia para cuidar de idosos, vcs sabem de algum emprego nesta area? Muito obrigado desde ja…

  183. Será uma boa opção ir para trabalhar na italia com 2 filhos e esposa.

    Pois estamos pensando em ir morar e trabalhar na italia.

  184. boa tarde gostaria de explicaçoes , fiz vestibularde serviço social aqui no brasil tenho irma casada vive na italia 9 anos, gostaria de saber como fazer faculdade na italia?comodevo agir en torino ou roma

  185. gente eu gostaria muito de encontrar uma amiga,que está morando há 10 anos em Veneza,mas não sei como,o nome dela é mirian dos santos,via mamelli n;113

  186. …uma mensagem à todos … “navegar é preciso” !!! … Li todo o site, entrei nos links e inclusive esta página de “Perguntas e Respostas”. Todo momento é , particular, para cada um. E, sendo assim, com respostas individuais. Tenha em mente que toda mudança é difícil e deve ser acompanhada de análise anterior e um bom “Auto-Conhecimento”, em outras palavras, “conhecer-se muito bem”. Então, vamos ao que interessa: Gostaria de encontrar pessoas que queiram estudar/trabalhar na itália. A cidade , no momento, não é importante, mas o comprometimento em cursar a lingua, bem como, estudar um Pós, MBA, Mestrado ou Doutorado. Neste caso, é importante ter alguma “reserva financeira”. Acredito que um grupo possa se reunir com os mesmos ideais e iniciar essa nova fase de vida. Meu projeto está se iniciando em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Estou iniciando um Curso de Italiano, bem como, estou em contato com a Associação Italiana em Porto Alegre e com as Universidades UFRGS, PUC e UCS (Caxias do Sul) para verificar as possibilidades de ingressar com um Mestrado no 2° Semestre de 2015. Me interesso em compartilhar informações e criar um grupo de trabalho para a viagem. Através do e.mail fornecido e , também, através do Site de minha empresa, podem fazer contato e inclusive, com troca de telefones, se for o caso. ATENÇÃO: a internet é uma fonte de informação e comunicação muito ágil, moderna por assim dizer. Todos devemos ter responsabilidade na sua utilização. Essa é uma questão séria e deve ser compreendida por todos nós. INFELIZMENTE, o mundo do nosso Planeta está envolvido pela nossa humanidade. Precisamos “Amar uns aos outros”… não estou falando de Religião ou de Filosofia. Apenas, alertando que “USEM”,
    sempre, sua “INTUIÇÃO”… seu “INSTINTO”…e se agreguem as boas energias, aos comentários serenos, as informações sutís que existem nas entrelinhas nos textos. Desejo à todos, que a Verdade, o Amor e o Desejo estejam sintonizados com o Eu Maior que existe dentro de vocês… Uma boa navegação!!! … Uma boa Sorte!!! … Fé !!! … Viva La Vida!!!! .. Beijo Doce em todos.

  187. Olá Roberto,
    Se você quiser, pode compartilhar as informaçoes que obteve com a gente aqui.
    Escreva nos comentarios ou, se o material for realmente interessante, podera virar um post. Nesse caso me envie o conteudo do seu “artigo” atraves do e-mail [email protected] e eu posso publicar.
    Um abraço,
    Barbara

Responder